5 tendências de marketing digital para 2020

(Tempo de leitura: 3 - 5 minutos)

Estar por dentro das tendências de marketing digital para 2020 garante que uma marca tenha uma presença forte na web. No entanto, manter-se atualizado diante da enxurrada de novidades nem sempre é fácil.

 

De fato, o número de ferramentas, recursos e estratégias de marketing digital cresce assustadoramente a cada ano. E isso faz com que a concorrência pelos usuários da internet se acirre cada vez mais.

Para facilitar sua vida, preparamos esse conteúdo com o intuito de indicar as tendências de marketing digital que não podem ser deixadas de lado. Confira na leitura para colocar em prática agora mesmo.

Inteligência artificial

Atualmente, algumas ferramentas de marketing digital são capazes de mudar seu funcionamento sem necessitar serem programadas. Elas podem “aprender” a partir de sua interação com os usuários.

Somente para exemplificar como isso é possível, temos o caso dos chatbots, as caixas de diálogo que costumam aparecer em muitas páginas da web.

Esses robôs são capazes de responder a dúvidas, melhorando o atendimento a medida que interagem com os usuários.

Outra forma de inteligência artificial que está entre as tendências do marketing digital para 2020 são os mecanismos de recomendação de produtos.

Por meio deles, os usuários podem ter acesso a uma lista com diversos produtos semelhantes aos já pesquisados.

A humanização no marketing digital

“Ao lado dos famosos bots e outros mecanismos de automação, temos a necessidade de humanização como uma das principais tendências de marketing digital para 2020”.

Nesse caso, o desafio é criar laços afetivos entre marcas e consumidores, de modo a fazer com que estes se sintam especiais.

Para que isso possa ser conseguido, o marketing digital deve procurar elaborar formas de comunicação cada vez mais personalizadas, que atinjam os consumidores em suas particularidades.

Um exemplo prático de como isso pode ser feito é pensar novos formatos de email marketing.

Estes devem ser escritos levando em consideração uma pessoa em sua singularidade, embora sejam encaminhados para várias pessoas ao mesmo tempo.

Conteúdos em áudio e vídeo

Quem quer se destacar na web utilizando marketing digital em 2020 terá que dar primazia a conteúdos em formatos de áudio e vídeo.

Embora os textos também sejam eficientes para comunicar de maneira personalizada, o fato é que podcasts e vídeos no Youtube ou em outras plataformas têm um maior poder de atração.

No caso dos conteúdos em áudio, a justificativa está na facilidade com que esse formato é consumido. É possível, por exemplo, ouvir um podcast enquanto se está no trânsito, a caminho do trabalho.

Já os vídeos possuem uma capacidade maior de transmitir uma mensagem de maneira concisa e atraente

Além disso, os vídeos melhoram a experiência do usuário em uma página e contribuem para sua otimização.

Pesquisas por voz

As pesquisas por voz são novidades para o marketing digital em 2020 e, por isso, não podem ser desconsideradas.

Somente para que você tenha uma ideia, a ComScore estima que metade de todas as pesquisas em buscadores serão por meio da voz.

Esse aumento deve ocorrer pelo fato de as pesquisas por voz serem muito mais rápidas.

Além do que, por ser uma das tendências de marketing digital para 2020, as ferramentas de “voice search” estão cada vez mais precisas e responsivas, garantindo a eficiência das buscas.

Para que as agências de marketing acompanhem essa mudança, vai ser cada vez mais importante pensar o uso das palavras-chave, fazendo o uso de perguntas e de LSI keywords.

A pesquisa visual

Outra forma nova de procurar por diversos assuntos e produtos é a pesquisa visual.

Essa maneira de fazer buscas tem caído no gosto dos usuários da web desde 2018, quando foi utilizada cerca de 1 bilhão de vezes. Por isso, é uma das novas tendências de marketing digital.

Como o nome mesmo sugere, essa pesquisa consiste na possibilidade de utilizar imagens para obter recomendações e dados sobre objetos e temas.

Com esse recurso, o usuário pode ter acesso a reviews de produtos e ser direcionado para páginas de vendas.

Trata-se de uma maneira simples e precisa de se buscar por um produto e as empresas de marketing que desejam tornar o e-commerce mais eficiente devem estar atentas a ela.

Capacitação contínua: uma tendência perene no marketing digital

Conforme já mencionamos, essa área passa por constantes mudanças, exigindo de seus profissionais

A busca contínua das empresas por diferenciação e o aprimoramento das tecnologias devem ser seguidos de perto por quem deseja aplicar as tendências de marketing digital para 2020. Não fique para trás!

Você está a par de outras tendências do marketing digital que não mencionamos aqui? Compartilhe seu saber com a gente!