5 vantagens do marketing digital para empreender na crise

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Atualmente, a necessidade das empresas terem um comércio eletrônico é maior do que nunca, e em tempos de crise econômica, estar na internet é indispensável. Confira o post desta semana e conheça 5 vantagens do marketing digital para empreender na crise. 

De acordo com pesquisa da IAB Brasil, o Marketing Digital teve um crescimento de 25,4% nas empresas em 2017, movimentando mais de R$ 14,8 bilhões. Porém, menos da metade das empresas brasileiras trabalham com divulgação na internet, podendo ser uma grande oportunidade para empresas que desejam alavancar suas vendas na crise.

E neste artigo você vai aprender as principais estratégias de como vender mais pela internet com marketing digital em períodos de crise!

O que é marketing digital?

Marketing Digital é um conjunto de atividades realizadas na internet, com o objetivo de atrair novas oportunidades de negócios, um relacionamento com o cliente, desenvolver a identidade da marca, entre outros propósitos.

Dentre as principais estratégias de marketing digital utilizadas, estão o SEO, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e links patrocinados.

O marketing de digital baseia-se em diferentes conceitos para suas ações de divulgação. E alguns deles são:

Buyer Persona

Um dos principais conceitos do Marketing Digital para encontrar o seu público-alvo é a criação de Buyer Personas. Na prática, são perfis semifictícios, utilizados para representar o consumidor ideal, baseando-se nos consumidores reais.

Dessa forma, a equipe de marketing pode segmentar e criar suas ações direcionadas para os clientes ideais, poupando dinheiro e, principalmente, tempo.

Lead

Os leads são contatos comerciais que são potenciais clientes. Esses potenciais consumidores são pessoas interessadas no produto da empresa ou na marca propriamente dita.

Esses leads surgem por meio de estratégias como Inbound Marketing, na qual os clientes deixam dados e informações chave para que seja possível identificá-los e nutri-los com conteúdos de alta relevância até eles estarem prontos para a compra.

Funil de vendas

O funil de vendas, que também pode ser chamado de jornada do consumidor, representa as etapas que o cliente passa durante todo processo de compra, desde a o conhecimento e compreensão do problema, pela consideração de compra até a decisão final.

CTAs

As Calls-to-Action ou "chamada para ação", em tradução livre, significa chamadas que vão direcionar a ação que os usuários devem cumprir ao visitar uma página, e continuem no fluxo do funil de vendas, estando preparados para comprar o produto.

Controle do fluxo de revisão

O fluxo de revisão é um processo de automação de Marketing, em que a campanha visa um fluxo de mensagens para o usuário que, em geral, são enviados por e-mail, ajudando o visitante a avançar no funil de vendas.

E por último: SEO

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca, em tradução livre, é um conjunto de ações que contribui para melhorar o rankeamento de sites, páginas e conteúdos nos buscadores, ajudando a cumprir os pré-requisitos principais das plataformas de pesquisa.

Por que você deve apostar em marketing digital?

É quase um clichê dizer que os momentos de crise são grandes oportunidades para empreender e inovar no mercado. Enquanto muitas empresas cortam custos com funcionários, outras aumentam as suas vendas e receitas acima da média do mercado, em períodos de recessão financeira.

Como já dito no início, as empresas que visam aumentar sua visibilidade buscam adotar marketing digital nas ações de divulgação. E agora, você vai conhecer os outros benefícios dessa estratégia:

1. Acessibilidade

No passado, grande parte das empresas buscavam divulgar sua marca em veículos tradicionais de comunicação, como rádio, mídia impressa e televisão. As propagandas nesses canais eram e, até hoje, são muito caras, sendo uma alternativa viável para poucas empresas.

Todavia, o marketing digital é muito mais barato e segmentado, quando comparado com as propagandas em canais de massa. Isso o torna bastante acessível para as pequenas marcas, que conseguem fazer campanhas para atrair consumidores.

Além disso, a internet diminui as distâncias entre as empresas e clientes. Isso é bastante positivo para as empresas, pois elas podem aumentar suas oportunidades de vendas por meio do bom posicionamento na internet.

2. Interatividade

Uma das principais razões da adoção do Marketing Digital pelas empresas é a interação com o público. O foco das companhias não é mais no produto, e sim, na experiência do usuário. As empresas buscam fazer campanhas, publicações e ações que os consumidores podem interagir e opinar com poucos cliques, aumentando o engajamento do público com a marca.

Dessa forma, com o uso contínuo desse tipo de campanha, fica cada vez mais fácil melhorar o diálogo com a sua audiência.

3. Aumenta o alcance da sua empresa

Independentemente dos canais digitais usados, a criação de conteúdo orgânico possibilita a comunicação com muitos usuários que usam os buscadores e as redes sociais. Como exemplo, uma loja física que cria ações de divulgação usando marketing digital, pode prospectar clientes das suas proximidades, de outras cidades e até mesmo estados.

4. Maior retorno

Por ser mais barato, as campanhas de marketing digital já são mais acessíveis que as ações em veículos tradicionais.

Mas isso vai além. Devido ao grande número de usuários na internet, (130 milhões, segundo o IBGE) as ações de marketing conseguem dar mais resultados, e ainda é possível segmentar suas ações para determinado público, diminuindo os custos com maior assertividade.

5. Possibilidade de mensurar os resultados

Toda ação de marketing feita na internet pode ser analisada em tempo real, com maior precisão. Portanto, o marketing digital te ajuda a conhecer características e informações sobre sua audiência e público. Logo, você precisa estar atento à mensuração de dados, sendo ideal para aumentar o desempenho das ações.

Adote o marketing digital para sair da crise!

Em momentos de crise econômica, inovar é uma oportunidade única para reverter essa situação adversa.

Nesse ponto, o marketing digital é muito importante para que esses problemas sejam resolvidos, pois suas estratégias são mais acessíveis para todos os portes das empresas e conseguem resultados mais assertivos.

Além disso, a divulgação pela internet pode aproximar a empresa do cliente, iniciando um relacionamento mais estreito, que permite conhecer melhor o desejo do seu futuro consumidor.

Viu só como o marketing digital é vantajoso? E então, o que está esperando? Saia da crise com marketing digital e alavanque as suas vendas!