Google AdWords Vs. Busca Orgânica

Com a popularidade dos serviços de links patrocinados do Google, muitas empresas enxergaram neste serviço uma oportunidade ou “atalho” para alcançarem uma melhor visibilidade no buscador mais popular do planeta.

O Google AdWords é uma excelente ferramenta de Marketing para quem busca maior visibilidade em seu negócio. Teoricamente é bem simples, você compra créditos, seus anúncios começam a ser exibidos na primeira página do Google e você será cobrado por cada clique que seus possíveis clientes derem em seus anúncios até que seu saldo se esgote.

anuncios google adwords

Até onde é interessante?

Essa “simplicidade” tem chamado a atenção de muitos empreendedores ao redor do mundo. Hoje por exemplo é possível criar uma marca e anunciá-la junto com uma “concorrente” multinacional que já exista no mercado há muitos anos.

Facilidade para uns, prejuízo para outros, mas a questão é: O quanto o Google AdWords é interessante para o consumidor que faz as buscas? Olhando por esse ponto de vista, os resultados das pesquisas perderam consideravelmente sua qualidade.

Ao meu ver o Google mudou drasticamente sua estratégia. Eu sempre olhei para o Google como uma empresa focada em apresentar soluções que pudessem melhorar a experiência do usuário e não o contrário. Dessa maneira, posso concluir que o Google deixou com que a fama de ser o mecanismo de busca mais popular do mundo “subisse a cabeça.”

Em contrapartida os resultados da busca orgânica se mantiveram estáveis e com qualidade muito superior, tendo em vista que para um site estar entre os dez primeiros resultados da busca orgânica ele precisa de um período de maturidade razoável e possuir um conteúdo relevante.

E como já era esperado, a maioria dos usuários que utilizavam os links patrocinados voltaram a dar preferência a busca orgânica.

Google AdWords e a super ressaca

O Google AdWords está atualmente em uma de suas melhores fases, levando em conta a quantidade de investidores. Porém, está prestes a enfrentar uma ressaca que provavelmente nunca imaginou enfrentar. A quantidade de empresas anunciantes aumentaram e a qualidade no atendimento e os usuários que utilizavam a ferramenta diminuíram.

Você pode até pensar que se a quantidade de anunciantes aumentaram o Google está tendo maior lucratividade. Sim, isso é fato! Mas se levarmos em consideração que o Google depende muito mais dos usuários que pesquisam do que dos anunciantes, podemos dizer tudo é questão de tempo para o mérito de melhor do mundo ir por água abaixo.

Os investidores também estão percebendo que seus concorrentes aumentaram e junto com eles os valores pagos por cliques. Neste cenário é fácil enxergar que já não vale tanto a pena participar deste “leilão” onde o único beneficiado é o Google.

Observando essa decadência e em um momento de desespero utilizei algo que jamais havia pensado em utilizar, “drogas”, mentira! O Bing. É Google, a que ponto me fez chegar. E para piorar a situação eu confesso que gostei. Sem dúvida alguma, não sou a melhor pessoa para fazer propaganda para os produtos da Microsoft, mas não poderia de deixar de compartilhar essa informação.

Hora da mudança

Se você compartilha da mesma opinião, está na hora de conhecer a Otimização de Sites SEO (Search Engine Optimization) e voltar a respirar a busca orgânica. Essa alternativa está longe de ser uma ferramenta, software ou algo do tipo. O SEO é um conjunto de elementos aplicados a estrutura do site a fim de melhorar seu desempenho nos motores de busca.

Esse método é bem mais trabalhoso, geralmente um site recém otimizado pode levar vários meses até que comece aparecer nos resultados de busca. Porém, com a Otimização SEO seu site passará a ser exibido nos principais motores de busca, Google, Bing e Yahoo.

Caso esteja interessado pelo assunto e queira conhecer mais sobre a Otimização de Sites SEO entre em contato conosco, teremos prazer em orientá-lo e ajudá-lo a fazer com que sua empresa se destaque pagando bem menos.

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