(41) 99194-2276   (41) 3206-7146

Blog de
Marketing Digital

O melhor blog de marketing digital do Brasil. Nosso time de jornalistas tem preparado todas as semanas conteúdos exclusivos com dicas, tutoriais e novidades do mundo do marketing digital. Quer informação relevante e de qualidade? Siga o nosso blog!

O melhor blog de marketing digital do Brasil

Avaliação online: por que é importante

Avaliação online: entenda por que é importante para todas as empresas

(Reading time: 3 - 5 minutes)

Seja uma pequena loja física, que deseja se posicionar na pesquisa local, ou uma corporação multinacional, que quer construir a confiança do consumidor e converter leads, a avaliação online é uma excelente ferramenta para medir a experiência do cliente com sua empresa e ainda traz inúmeros benefícios para ela.

Conheça mais sobre esses benefícios.

Benefícios das avaliações online

As avaliações online podem trazer diversos benefícios para uma empresa, entre eles:

  • Ajuda a aumentar a visibilidade nas páginas de busca;
  • Contribui para construir a confiança do consumidor;
  • Pode incentivar os clientes a converter;
  • Pode ser um fator decisivo na hora de um cliente escolher você ou seu concorrente;
  • Pode fornecer uma grande vantagem competitiva.

Além disso:

  • Boas avaliações podem gerar excelentes receitas. Produtos com uma classificação média de 5 estrelas recebem 126% mais pedidos do que aqueles com uma média de 4 estrelas;
  • Os consumidores leem, em média, 10 avaliações online antes de confiarem em uma empresa;
  • 32% dos consumidores irão visitar o site de uma empresa depois de ler uma crítica positiva;
  • Especialistas em SEO concordam que gerar comentários online é um dos três principais fatores de classificação;
  • 82% dos consumidores leem comentários online sobre empresas locais.

Com isso, as avaliações online não apenas fornecem aos consumidores uma visão dos prós e contras dos produtos e serviços que sua empresa oferece (assim como os de seus concorrentes), mas também podem ser uma ótima maneira de converter clientes em potencial. 

No Google My Business, por exemplo, as pessoas podem ler e fazer comentários sobre a empresa e também têm acesso rápido ao site, obter rotas até lá ou ligar para ela. 

Essa também é uma estratégia muito utilizada em lojas virtuais, como a Amazon, que as avaliações ficam próximas aos botões de compra. Se esses feedbacks não forem bons, suas esperanças de conversão certamente serão prejudicadas.

Como gerar avaliações?

Quando se trata de avaliações, quanto mais, melhor.

Embora os consumidores leiam várias avaliações antes de decidirem realizar uma compra ou não com aquela empresa, o momento certo também é crucial. Quase metade dos consumidores prestará atenção apenas aos comentários deixados nas últimas duas semanas. 

Com isso em mente, como você pode aumentar o número de avaliações online?

 

Defina onde deseja reunir esses feedbacks

Em primeiro lugar, você precisará definir, de acordo com seus objetivos, onde deseja gerar esses comentários. 

Eles serão no Google My Business? No seu próprio site ou página de produtos? Em forma de recomendações no Facebook? Ou, caso seja um hotel, por exemplo, o Tripadvisor também é uma excelente opção para o segmento. 

 

Solicite os feedbacks

Se os feedbacks não chegam de forma espontânea, solicite-os! 

Sabe quando você realiza uma compra nesses grandes marketplaces e logo que recebe seu produto, chega um e-mail para avaliar sua experiência com a empresa? Essa é a ideia! 

Insira no pós-venda da sua empresa o recurso do feedback. Seja criativo, trabalhe com uma narrativa e mostre o quanto é importante essa avaliação para sua empresa.

Esse feedback pode ser solicitado tanto para seus clientes fiéis, que já conhecem seus produtos/serviços e podem falar com propriedade sobre a empresa, quanto para os que estão chegando agora. 

O pedido pode ser feito através de e-mail, SMS e até pessoalmente. Você pode incluir links para a avaliação em materiais impressos, como recibos, cartões de visita ou até folhetos, tornando maior a probabilidade do cliente acessar. 

O Burger King, por exemplo, divulga o link de avaliação nos cupons de compra e ainda oferece mimos para as pessoas que deixarem seu feedback, o que torna um excelente chamariz para que o cliente retorne ao restaurante. 

 

Responda as avaliações

Se o cliente avaliou a empresa, o mínimo que ela precisa fazer é responder esse feedback, seja em forma de agradecimento ou para solucionar um problema. 

Caso o feedback seja negativo, é importante que o contratempo seja solucionado o mais breve possível. Isso ajuda a mostrar o quanto a empresa é íntegra e se importa com seu cliente. 

 

Analise e aperfeiçoe 

As avaliações também podem ser uma ótima fonte de informação para o desenvolvimento de produtos e aperfeiçoamento do atendimento da empresa. 

Ao analisar as reclamações mais comuns sobre produtos nas avaliações, podem ser feitos ajustes que deixarão os clientes mais felizes, para obter melhores avaliações futuras.

 

Percebeu o quanto isso tudo para impactar nas suas vendas e na sua reputação online? 

Que tal, a partir de agora, começar a implantar avaliações online na sua empresa e usufruir de todos esses benefícios? Só lembre-se de deixar um setor responsável pelo monitoramento e gestão desses comentários, para que isso não vire um possível problema para a empresa. 

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog

Receba novidades