Certificado SSL: o que é e por que seu site precisa de um

(Tempo de leitura: 3 - 5 minutos)

Se a sua empresa tem um site ou uma loja online, se liga nessa dica: o certificado SSL é a melhor opção para proteger os dados dos usuários que os acessam e garantir que seu e-commerce proporcione transações seguras.

Todo o conteúdo de um site fica hospedado em servidor. Por isso, quando um usuário realiza qualquer operação no site, seja uma compra em loja online ou login na área do cliente, as suas informações precisam ser enviadas para esse servidor, o que expõe os pacotes de dados a roubos por terceiros mal intencionados.

A melhor maneira de garantir uma troca de informações mais segura é através de um certificado SSL, que criptografa os dados para que, mesmo que sejam furtados, os ladrões não compreenderão nada. Continue lendo para entender melhor o que é o certificado SSL, quais os seus tipos e as vantagens de instalar um em seu site:

Entenda como funciona o certificado SSL

O certificado SSL nada mais é do que uma chave de criptografia instalada no servidor para criar um canal de transmissão segura. Essa chave para decodificar a criptografia fica disponível apenas para o servidor e o site conectados.

Com o protocolo SSL, os dados são encapsulados e protegidos de serem visualizados, interceptados ou copiados durante a transferência entre domínio e servidor. Como estão criptografados, mesmo que os dados sejam adquiridos de alguma forma, não será possível compreendê-los sem a chave.

Um usuário consegue perceber se um site possui certificado SSL através da sigla “HTTPS” que aparece antes do domínio de um site, com um cadeado do lado esquerdo. Esse “S” indica que o site é seguro. Ex.: https://www.seusite.com.br

Existe até um tipo de certificado SSL que deixa verde a barrinha do endereço do domínio, o denominado certificado SSL - EV (validação estendida). Isso indica que o site usa um certificado com alto grau de verificação, ou seja, uma validação minuciosa é realizada na empresa antes de fornecer o certificado.

Porém, não significa que os certificados para validação de domínio (DV) ou para validação organizacional (OV), versões mais simples do SSL, tenham criptografia mais fraca. O sistema de criptografia é o mesmo, o que altera é o grau de verificação.

Importância de proteger os dados dos seus clientes

Você já deve ter compreendido com base no que explicamos até agora para o que serve o certificado SSL: proteger os dados dos usuários do seu site ou e-commerce. Mas se você está pensando que o gasto com o certificado é supérfluo, ou que não precisa por não ter loja online, iremos explicar outros pontos que ressaltam a importância de proteger os dados:

1. Os usuários confiam no seu site

Com o protocolo SSL, os seus clientes podem ver logo ao acessar o site que está em um ambiente confiável, no qual os seus dados estarão protegidos e que a empresa se preocupa com a privacidade dos usuários. Principalmente se o seu site tiver uma área do cliente ou solicitar informações como CPF e RG, é essencial proteger o seu usuário.

2. Você não precisa lidar com roubo de informações confidenciais

Uma empresa com vazamento de dados é vista como não confiável, mas o roubo de informações pode ir além da má reputação. A sua empresa pode sofrer processos judiciais e fornecer aos hackers dados confidencias da empresa e dos seus clientes.

3. O Google ranqueia melhor sites seguros

Se a otimização SEO é uma das prioridades do seu site, o certificado SSL é um diferencial. Sem a proteção desse protocolo, o Google pode classificar o seu site como “não seguro” e penalizá-lo. Para que ele ranqueie melhor o seu site, instale um certificado que garanta aos mecanismos de busca que o seu ambiente protege seus visitantes.

4. Você pode oferecer opções de pagamento em cartão de crédito

No caso de o seu site ser um e-commerce, o certificado se torna ainda mais importante, afinal, estamos falando de transações financeiras. O certificado SSL se torna inclusive obrigatório no caso de você querer oferecer a opção de pagamento em cartão de crédito, já que as informações fornecidas são sensíveis.

Informações na hora de adquirir um certificado

Agora que você já conferiu todas as vantagens de adquirir um certificado SSL, é preciso escolher uma empresa confiável para realizar a compra. O ideal é procurar por um pacote que já inclua a instalação, que pode ser complicada e, no caso de erros, o protocolo não irá funcionar corretamente.

Após a instalação, fique de olho no prazo de renovação. A maioria dos certificados dura entre 1 e 2 anos. Na verdade, o termo renovação é apenas figurativo, pois sempre é necessário adquirir um novo certificado SSL após a expiração do antigo.

É importante ressaltar também que algumas empresas oferecem certificado SSL gratuito, mas não recomendamos a sua utilização, porque esses fornecedores não trazem garantia nenhuma ao usuário e podem trazer um prejuízo enorme. Já os certificados de empresas confiáveis, como a Symantec, a Comodo e a GeoTrust, possuem garantia contra a quebra de criptografia, além de suporte ao cliente.

A Agência Klens trabalha com essas e outras empresas confiáveis para fornecer aos nossos clientes certificados de alta segurança. Adquira o certificado SSL certo para o seu site com a Klens! Entre em contato conosco.