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Como escrever um post de blog: confira nossas dicas de SEO

Os blogs têm um potencial muito grande para gerar tráfego e podem, na maioria dos casos, servir como iscas para atrair clientes em potencial para o seu negócio. Por isso, neste artigo vamos ensinar como escrever um post de blog com foco em SEO.

Definir o público alvo.

Antes de começar a escrever um post de blog, faça uma pesquisa para que você consiga definir seu público-alvo. Idosos, adultos, crianças, mulheres, homens, etc. Tendo seu público-alvo definido, você se sentirá mais seguro para escrever e alcançará seus objetivos com mais facilidade.

Definição de palavras-chave

Definir a palavra-chave pela qual o usuário encontrará o seu post é fundamental para alcançar melhores resultados. Essa palavra-chave deverá estar presente no título, na descrição e em partes do post. Para escrever um post de sucesso é muito importante que você encontre as melhores palavras-chave. Programas como: Hrefs, SEMrush e Keyword Tool são excelentes para encontrar as palavras-chaves mais pesquisadas, porém, são programas pagos. Uma alternativa muito bacana é o Google Ads, que conta com uma ferramenta de pesquisa gratuita.

Objetivo e objetividade

Ao escrever um post, seja objetivo. Evite fugir do assunto e sempre se coloque no lugar do leitor. Tente dar a ele a melhor experiência possível. Estude sobre o assunto ao qual irá escrever, pegue referências em sites confiáveis, observe tudo o que considera positivo, descarte o que acha negativo, absorva todas essas informações e com suas palavras escreva seu post.

Título do post

O ideal é que o título do seu post não ultrapasse os 90 caracteres. Caso precise utilizar mais caracteres, concentre o que considera ser mais importante dentro dos 90 primeiros caracteres. Outra dica é escrever os seus títulos tentando manter as palavras-chave o mais para esquerda possível, quanto mais para o início do título melhor.

Descrição do Post

Fique atento a descrição do seu post, ela será utilizada tanto para o leitor, quanto para os mecanismos de busca! A descrição poderá servir como manchete e você deverá utilizá-la logo abaixo do título. Esse texto precisa ser bem chamativo, conter a palavra-chave que está trabalhando e não passar de 250 caracteres.

URL do post

É muito importante incluir a palavra-chave na URL do seu post. O que as pessoas geralmente fazem é utilizar o título do artigo como URL. Observe no exemplo abaixo que preferimos trabalhar apenas com a palavra-chave e desconsideramos o restante do meu título.

Como escrever um post de blog

Escrevendo o post

Para escrever um post de blog que traga bons resultados, o ideal é que ele tenha mais de 500 palavras. Neste post seguimos todas as regras que mencionamos acima e você poderá utilizá-lo como modelo para escrever os seus próprios posts.

Seguem mais algumas dicas que poderão te ajudar:

  1. Seja você mesmo e crie o seu próprio conteúdo;
  2. Não copie textos, imagens ou vídeos de outros sites ou blogs;
  3. Esqueça o tal do “texto para encher linguiça”. Seus leitores estão à procura de um conteúdo de qualidade para satisfazer seu micro-momento;
  4. Utilize a palavra-chave dentro de um contexto que faça sentido para quem está lendo;
  5. Não exagere nas palavras-chave, o seu texto pode ficar chato e pode fazer com que o leitor nunca mais volte em seu blog.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir um tema para os próximos posts? Deixe aqui seu comentário ou envie uma mensagem para a gente!

Aqui na Klens nós contamos uma equipe especializada em Otimização SEO e gestão de conteúdo. Se você ou sua empresa está precisando de uma assessoria, conte com a gente.