Como otimizar seu posicionamento local publicando conteúdo no Google Meu Negócio

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Otimizar o Google Meu Negócio pode ser extremamente benéfico para o seu sucesso empresarial. Além de te colocar no topo das pesquisas e entregar as informações certas ao seu público, pode ajudar a conquistar novos clientes, todos os dias.

 

Abaixo, separamos as melhores informações sobre essa ferramenta gratuita que o próprio Google proporciona e que está sendo muito utilizada para começar algo no Brasil e até no exterior para otimização de sites. Confira!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio ou também chamado de Google My Business é uma ferramenta gratuita que está sendo muito utilizada por empresas e organizações, ele funciona de forma dinâmica e possibilita que essas empresas e organizações conduza suas presenças on-line no próprio Google e no Maps. É como uma estratégia de marketing digital.

Inserção de dados e informações completas

Para que os resultados sejam eficientes é muito importante deixar todos os seus dados atualizados de acordo com cada mudança que é realizada na sua empresa no Google Meu Negócio, como o endereço físico, categoria, número de telefone, entre outros.

Também é interessante verificar se você pôs todas as informações do seu negócio, isso irá facilitar que os clientes saibam sua disponibilidade de horário e funcionamento e os serviços que sua empresa pode oferece.

E se for uma loja virtual?

Se a sua ideia é criar loja virtual, ainda precisa ter em mente que a presença dela no Google Meu Negócio é efetiva! Conforme sua localização e a pesquisa a qual você fará, o Google vai sugerir diferentes empresas, geralmente essas empresas estarão localizadas em sua região.

Isso é uma forma de te ajudar a encontrar mais rapidamente o que procura seja ela uma pizzaria, um local onde vende açaí ou até mesmo uma agência de marketing.

Independente da pesquisa que você realizar, o Google vai lhe apresentar empresas que tenham os perfis formulados no Google Meu Negócio. Esses mesmos perfis também vão ser mostrados na pesquisa do Google Maps e na rede social Google+, Tudo isso gratuitamente.

Para facilitar o entendimento de como o Google Meu Negócio funciona, basta supor que neste exato momento, alguém realize uma pesquisa no google, como “Açaí”, o Google automaticamente irá apresentar diversas opções de locais onde se vende açaí.

Isso, geralmente organizado por vários critérios, como onde se localiza, se é próximo de você ou não, as avaliações deste local e até mesmo as relevâncias.

Todos esses perfis que apareceram para você são perfis empresariais e são criados pelo Google Meu Negócio ou também  chamado de Google My Business, lá você também vai encontrar inúmeras ferramentas que poderam gerenciar o seu negócio e como ele irá aparecer nas pesquisas.

Otimização do posicionamento local pelo Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio (Google My Business) lhe oferece inúmeras oportunidades de gestão de um negócio e também te liberta de procurar saber mais sobre o SEO ( Search Engine Optimization) que é basicamente uma otimização para mecanismos de busca de negócios.

Essa é uma questão muito complexa e você terá que considerar vários tipos de fatores de rankeamento.

Como o Google está sempre alterando a forma como as pessoas pesquisam as coisas em seus aparelhos eletrônicos, é muito interessante você saber mais sobre o Google Meu Negócio e o que ele pode fazer para te auxiliar no seu negócio local.

Abaixo, separamos algumas coisas que você poderá fazer utilizando o Google Meu Negócio. Confira!

  • Determinar o nome e apresentar o seu negócio;
  • Determinar a localização e o endereço do seu negócio;
  • Determinar os horários os quais você vai poder atender;
  • Adicionar várias informações para os clientes poderem entrar em contato, como número de telefone, e-mail ou sites;
  • Responder todas as avaliações feitas por clientes;
  • Expor fotos do seu negócio ou até mesmo fotos tiradas por clientes;
  • Alertar sobre promoções e alterações do seu perfil;
  • Administrar várias outras informações secundárias que diz respeito ao seu negócio.

Quais são os benefícios do Google Meu Negócio?

Além das vantagens citadas acima, o Google Meu Negócio apresenta inúmeros outros benefícios que é percebido por qualquer empresário que contém um negócio local em sua região.

Para a maior parte dos negócios locais, não é pertinente gerar um website ou trabalhar com marketing de conteúdo, isso por conta dos custos e a necessidade de conhecimento e experiência associada.

Entretanto, através do Google Meu Negócio, você tem a possibilidade de trabalhar o SEO do seu próprio negócio local e como ele irá aparecer toda vez que alguém pesquisar alguma coisa na sua cidade.

A forma como você trabalha com as informações e descrição em relação ao seu negócio, como o nome, links para as sua mídias sociais, entre outros irá influenciar muito na melhoria da forma como o seu negócio irá aparecer no Google, é com isso que você irá atrair um número maior de visitantes e clientes.

Caso os seus concorrentes estejam utilizando o Google Meu Negócio, provavelmente estes estejam atraindo mais clientes, esses clientes poderiam estar usando o seu negócio.

É claro que se você realizar um bom trabalho nas configurações da sua empresa local, você irá poder tornar o seu negócio muito mais pertinente para quem compra e pesquisa, isso irá fazer você superar os concorrentes.

Você também precisa ter em mente que o Google leva em consideração inúmeros fatores para colocar um negócio local em primeiro nos resultados das pesquisas.

Como criar uma conta no Google Meu Negócio?

Para criar uma conta no Google Meu Negócio não é difícil, basta você efetuar o acesso no site e apertar no botão “Gerenciar agora” que você vai encontrar no canto superior direito da tela. Para você poder criar sua conta só precisa ter um Gmail. Se você já tiver, só precisa fazer o login com os seus dados.

O segundo passo, o próprio Google irá lhe apresentar vários passos para criar seu perfil de negócio local no Google Meu Negócio.

O primeiro dos passos apresentados será o nome da sua empresa. É muito recomendado o uso de palavras-chave quando for criar o nome do seu negócio, como por exemplo “restaurante” ou “redação”.

Imagine que você tem um restaurante chinês com tal nome, se você for criar o nome da empresa e colocar  “restaurante chinês” e o nome deste estabelecimento fará com que o seu negócio seja mais fácil de encontrar e automaticamente se posicionará na frente dos outros concorrentes.

Otimizando o seu negócio

Além de criar e configurar o seu perfil no Google Meu Negócio, é de extrema importância manter o seu perfil relevante. Isso significa que é muito interessante manter seu perfil atualizado.

É muito natural que vejamos negócios em algumas pesquisas, e em seguida, olharmos o perfil e o site estar totalmente desatualizado. Isso prejudica e muito o negócio. Procurar melhorar e manter o seu perfil relevante é extremamente fundamental para o seu negócio a atrair cada vez mais o público.

O ideal é que se mantenha sempre o perfil da sua empresa atualizado. É muito comum visualizar perfis de negócios com o número ou endereços de e-mails errados no Google. Por isso, procure sempre atualizar as informações sobre o seu negócio local, como número de telefone, e-mail, endereços, entre outros.

Também é muito interessante expor fotografias relevantes. Afinal, negócios com fotografias acabam chamando muito mais a atenção de clientes. Sempre que possível, procure publicar novas fotos. Se o seu negócio é um restaurante, por exemplo, é interessante publicar foto de pratos e do local.

Para finalizar, você não pode esquecer de responder todas as avaliações dos clientes, sejam elas boas ou ruins. Isso fará com que o seu negócio seja mais humanizado e sem contar que fará com que você estabeleça uma conexão mais fortes com os clientes.

Procure assumir os erros e se desculpar sempre que necessário, procure demonstrar uma vontade de melhoria. Se você não sabe aceitar críticas, aprenda, pois essa é uma coisa essencial para o sucesso do seu negócio.

O Google Meu  Negócio é fundamental para o SEO local e com certeza irá ajudar o seu negócio a ter a melhor posição e se tornar ainda mais relevante diante do público. Se você acha pertinente utilizar essa ferramenta, não perca tempo, ela pode auxiliar muito no seu negócio.

Dicas finais

Um negócio que se preocupa em ter uma presença digital de qualidade, é sujeita ao sucesso. Dessa maneira, estreita-se o encontro com clientes e possíveis aumentos de vendas. Se o seu negócio ainda não está presente nas redes sociais e no Google Meu Negócio, pode ser que você esteja perdendo um público grande.

Dê atenção ao site e otimize-o com todas as informações pertinentes que podem ajudar os possíveis clientes a encontrarem a empresa com maior facilidade, bem como explicite FAQs ou até mesmo cardápios para que isso também seja uma maneira de aproximá-los do seu negócio.

Feito isso, os resultados conquistam muita positividade. Você percebe que o sucesso também depende de um marketing digital!

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