Como planejar o conteúdo para as Redes Sociais da sua empresa

Como planejar o conteúdo para as Redes Sociais da sua empresa

Planejar um conteúdo consistente para as Redes Sociais é um desafio que muitas empresas enfrentam. Neste post, daremos 05 dicas de como fazer este planejamento de forma otimizada e eficiente, para que os perfis da sua marca tragam mais resultados.

 1. Estabeleça objetivos para as suas Redes Sociais

Antes de planejar o conteúdo, você precisa saber o que esperar das Redes Sociais do seu negócio. Para isso, é necessário definir objetivos que estejam alinhados com as metas da sua empresa.

Por exemplo, se a sua companhia pretende ser “Top of Mind” na mente do consumidor você precisa trabalhar o reconhecimento de marca nas Redes Sociais.

Todo o conteúdo e campanhas veiculadas devem estar alinhados com estes objetivos.

Dentre algumas metas que podem ser alcançadas por meio das Redes Sociais, estão:

  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Gerar novos leads;
  • Gerar tráfego para o seu site;
  • Melhorar a comunicação com seus clientes;
  • Aumentar a credibilidade da empresa.

Defina objetivos nas Redes Sociais que estejam de acordo com a estratégia adotada pela sua empresa e siga para o próximo passo! ;)

Objetivos para Redes Sociais

 

2. Determine que tipo de conteúdo você quer postar

Para determinar qual é o melhor tipo de conteúdo para postar nas Redes Sociais da sua empresa, você primeiro deve conhecer o seu público.

De que adianta ter um perfil lindo no Instagram se isso não for relevante para os seus seguidores?

Estude seu público. Observe que tipo de conteúdo eles gostam de compartilhar e perceba qual o comportamento deles nas Redes Sociais. Descubra o que eles gostariam de ver nos perfis da sua empresa.

Comportamento do Consumidor

 Após entender um pouco melhor sobre o seu público, analise quais Redes Sociais a sua empresa deve estar presente. Por exemplo: se o seu público for composto de adolescentes, as plataformas mais indicadas para a sua companhia são o Instagram e o Youtube. Confira a seguir as principais funções de cada Rede Social:

Funções das Redes Sociais

 Você também precisa determinar que tipo de conteúdo você irá postar nas Redes Sociais. As publicações precisam ser otimizadas conforme a plataforma que você vai utilizar e de acordo com o perfil do seu público.

Veja alguns tipos de conteúdo que você pode postar nas Redes Sociais da sua empresa:

Ideias de posts para as Redes Sociais

 

3. Faça um calendário

Agora que seus objetivos e conteúdos a serem postados já estão definidos, é hora de montar um calendário mensal.

Este calendário permite que você tenha uma visão geral de todos os conteúdos que serão publicados nas Redes Sociais, facilitando a organização e diminuindo o tempo diário gasto nestas plataformas.

Não ter este tipo de planejamento é um erro comum. (Clique aqui e descubra outros erros que as empresas cometem.) Por isso, confira as dicas a seguir para criar um calendário com todos os itens necessários!

Geralmente, esta agenda mensal é montada no Excel e contém algumas informações, como: data e horário, tipo de conteúdo, etapa do funil, status de publicação, etc.

Nós disponibilizamos para você nosso modelo de calendário de Redes Sociais. Para baixar, clique aqui.

Calendário para Redes Sociais

 Ao criar este planejamento, é importante definir a frequência e melhores dias e horários para postagem. Observe o que os seus concorrentes estão fazendo. Eles postam 01 vez por semana? 01 vez por dia? Analise também a taxa de engajamento dos posts e o que os seguidores deles estão dizendo.

Conforme a Rede Social, alguns dias e horários são mais indicados para fazer as publicações. Algumas plataformas como o Facebook, Youtube e Instagram, disponibilizam algumas ferramentas de análise para você saber quando seu público está online e interagindo com a sua marca. Confira na imagem a seguir quais são os dias e horários mais indicados para postar em cada Rede Social:

Melhores horários para postar nas Redes Sociais

Ter um planejamento de tudo o que será postado nas Redes Sociais da sua empresa é MUITO importante. Além de você conseguir ter uma maior consistência nas suas postagens, esta prática fará com que você economize mais tempo no dia-a-dia.

 

4. Crie posts chamativos

As imagens e vídeos são os elementos que mais chamam a atenção dos usuários para um post. Publicações feitas apenas com texto, têm grandes chances de serem ignoradas por seus seguidores. Este erro pode comprometer a interação e alcance das suas postagens. (Clique aqui e descubra outros erros que as empresas cometem.)

Confira a seguir algumas dicas para criar posts que chamem a atenção do seu público!

Posts que chamam a atenção nas Redes Sociais

Ao criar a arte para seus posts, lembre-se de seguir a identidade visual da empresa, ou seja, utilizar a paleta de cores, elementos visuais e fontes que já estão presentes na logo, papelaria e site da companhia.

Outra dica é sempre usar a logo do seu negócio nas postagens. Isso ajuda a fortificar a imagem da empresa e aumentar o reconhecimento da marca.

Não esqueça também de prestar atenção nas dimensões certas de imagem para cada Rede Social. Isto garante que nada na sua imagem ou vídeo fique cortado e prejudique a experiência dos usuários.

Se o design dos seus posts estiver alinhado com a identidade da empresa, você poderá criar postagens chamativas e memoráveis que aumentarão o engajamento nas suas publicações.

Confira abaixo o Instagram da rede Subway, que tem uma unidade visual sólida coerente com a identidade da empresa.

Instagram do Subway

Outro item muito importante na hora de criar posts é o texto (legenda). Atualmente as pessoas não têm tempo para ficar lendo textão nas Redes Sociais. Por isso, o ideal é que a sua legenda seja curta (até 150 caracteres) e objetiva. Adicionar emojis e expressões mais descontraídas ajudam a criar um texto otimizado para estas plataformas.

 

5. Programe suas publicações

Agora que suas artes e textos já estão prontos, é hora de programar estes posts. Agendar as postagens com antecedência, além de economizar seu tempo no dia-a-dia, é mais seguro, pois esta prática evita que você acabe se esquecendo de postar algum dia.

O Facebook e Youtube permitem que você programe publicações, porém, o mais indicado é utilizar alguma plataforma que faça este agendamento de todas as Redes Sociais em um lugar só. As mais comuns são: Buffer, HootSuite e mLabs (BR).

Consulte seu calendário e programe seus posts de acordo com a agenda que você montou.

Programar posts nas redes sociais

Aproveite as 05 dicas do post de hoje para planejar o conteúdo das Redes Sociais da sua empresa. Com certeza, se você seguir estes passos, irá otimizar seu trabalho e as suas postagens serão ainda mais consistentes. Seus seguidores saberão quando esperar por novas publicações e a sua marca terá mais credibilidade.

Nós, da agência Klens, somos especializados em gerenciamento de Redes Sociais. Caso você precise de ajuda nesta área, conte conosco para te dar uma mão! Trabalhamos para melhorar cada vez mais a reputação da sua empresa, bem como aumentar a interação com a sua marca e gerar resultados para você. Se você quer ter um gerenciamento profissional das suas Redes Sociais, entre em contato com a gente e solicite um orçamento.