Dicas para otimizar o perfil da sua empresa no Instagram

6 dicas para otimizar o perfil da sua empresa no Instagram

O Instagram é a rede social que mais cresce nos últimos tempos. E sua empresa, está sabendo aproveitar dessa onda? Se as coisas não estão indo tão bem quanto gostaria, aqui vão 6 dicas de como otimizar o perfil da sua empresa e dar a ela ainda mais chances de ser notada no Instagram.

Com mais de 61 milhões de usuários no Brasil e o maior índice de engajamento entre as redes sociais, o Instagram é a segunda rede social mais usada no país e, sem dúvidas, a queridinha do momento.

A plataforma busca atualização constante, como forma de tentar reter ainda mais a atenção das pessoas, entre elas, o Stories, a possibilidade de perfis comerciais, Instagram Shopping e mais recentemente, o IGTV.

E nessas constantes ondas de evolução, como está sua empresa? Surfando nessa onda ou já submergiu? Bom, se as coisas não vão tão bem assim, aqui vão 6 dicas de como otimizar o perfil da sua empresa e dar a ela ainda mais chances de ser notada no Instagram.

1. Tenha um perfil comercial 

Se você é usuário do Instagram, provavelmente já tenha percebido que algumas contas têm uma “carinha” diferente. Há algum tempo a plataforma disponibilizou essa nova opção de perfil comercial. Esse modelo permite recursos que o perfil tradicional não dispõe, como adicionar botões de ação, contato, como chegar, endereço, segmento, entre outras informações da empresa.

Com o perfil comercial você também terá acesso a métricas do desempenho das suas postagens, informações sobre o público e ainda consegue criar campanhas patrocinadas, no botão “Promover”.

Portanto, é uma ótima oportunidade para você aproveitar esse novo recurso e transformar a conta da sua empresa em um perfil comercial.

Confira o vídeo e veja como é fácil transformar sua conta em um perfil comercial, levando apenas 20 segundos:

Vá em Editar perfil > Experimente as Ferramentas de Negócios do Instagram > Continuar > Selecione a página no Facebook a ser conectada com essa conta > Avançar > Coloque seu e-mail comercial (ele aparecerá quando as pessoas clicarem no botão "Enviar e-mail") > Concluir

2. Foto de perfil 

O seu perfil é a primeira impressão que você causa na plataforma, por isso, deve ser pensado com bastante cuidado.

Em primeiro lugar, a foto de perfil deve representar quem é sua marca, por isso, é recomendável que empresas utilizem seu logotipo (ou o logo reduzido, como ficar melhor a leitura, sempre respeitando a identidade visual), tanto no Instagram, quanto em outras redes sociais. Além de manter uma padronização e ficar mais fácil de encontrar a empresa em outros canais, isso também contribui para a fixação da marca.

Exemplo disso são algumas das marcas mais poderosas no Instagram, que também adotam a padronização do seu logotipo como foto de perfil. A Lojas Americanas utiliza sua logo tradicional, já a Renner, a logo reduzida.  

logotipo

 

3. Inclua uma palavra-chave ao nome de sua empresa

Como os usuários do Instagram também pesquisam palavras-chave, colocar uma ao lado do nome da sua empresa, triplica suas pontuações de pesquisabilidade. Mesmo que o nome de usuário não contenha palavra-chave, as pessoas ainda poderão encontrá-la através do termo em seu nome.

Para escolher palavras-chave para sua empresa, pense em termos que seus seguidores em potencial podem usar para encontrar contas inspiradoras, hashtags legais ou locais específicos a seguir.

Por exemplo, se você tem um shopping, a sua palavra-chave é shopping. Então, ao invés de você usar apenas o nome dele no Instagram, “Lagoon”, sugere-se que você use “Shopping Lagoon” (palavra-chave + nome). Assim, as pessoas poderão encontrá-lo mais facilmente quando digitarem a palavra-chave na barra de pesquisa.

Isso é adotado por diversos shoppings, como no exemplo abaixo, e também em diversos ramos. 

palavra chave instagram

 
4. Escolha a categoria de negócios

Quanto mais seu perfil estiver completo, melhor! Então não deixe de escolher a categoria de negócios da sua conta. Sua categoria de negócios do Instagram é a mesma que você escolheu para sua fanpage no Facebook.

Por exemplo, no Facebook, a Zara é categorizada como “Vestuário (marca)”. No Instagram, a categoria de negócios da Zara é exatamente a mesma:

categoria instagram

Para adicionar mais especificidade à sua bio, você pode modificar sua categoria de negócios no Instagram. No celular, clique em “Editar perfil” e role para baixo até a categoria “Informações comerciais”

informacoes comerciais instagram

Toque na opção “Categoria” para ver outras categorias que você pode escolher, como Livros e revistas, Eventos, TV, Filme, Empresa local, Marcas e produtos, Música, Pessoa pública, Esportes e assim por diante. Depois de escolher a categoria que melhor se adapta à sua empresa, você pode selecionar uma subcategoria em um menu suspenso. A subcategoria é o que aparece na sua biografia do Instagram.

5. Adicione informações de contato 

Do que adianta ter uma conta que chama atenção e atrai pessoas, mas que não tem informações para que elas entrem em contato ou visitem seu estabelecimento? Por isso, tire alguns minutinhos para preencher todos os campos de contato. No perfil comercial você poderá adicionar seu e-mail, número de telefone, endereço e URL do seu site.

Para adicionar informações de contato, toque em “Editar perfil” e abra a seção “Informações comerciais”. Em seguida, toque em “Opções de contato” para ver os campos de e-mail, telefone e endereço. Os campos que você preencher aparecerão na sua biografia do Instagram.

contato instagram

 
6. Dê uma atenção especial à biografia 

Em poucas palavras, a biografia da sua empresa tem que passar uma ótima primeira impressão e, ao mesmo tempo, as pessoas precisam entender o que ela faz num piscar de olhos.

Uma dica importante é usar palavras-chave do seu nicho. Escolha uma frase ou termos que reflitam o ramo e/ou interesses que você deseja destacar em sua conta empresarial. Os emojis também podem destacar visualmente essas palavras-chave e tornar sua biografia ainda mais objetiva e descontraída. 

Dica: para escolher as palavras-chave certas, dê uma passadinha na conta de seus concorrentes ou empresas semelhantes e considere o que diferencia você deles. Você tem algo único para oferecer? Você tem um interesse diferente para adicionar ao seu conjunto de habilidades? Sua biografia é um lugar para apresentar o que sua empresa faz de melhor!

Na bio também é o lugar perfeito para você promover a hashtag da sua marca, além de colocar um call to action (CTA), direcionando para seu e-commerce ou site da empresa, por exemplo. Uma boa dica para chamar ainda mais atenção para seu CTA é colocar emojis próximos a ele. Emojis fazem o CTA se destacar, e a maioria das pessoas optam pelos emoticons de seta para baixo, para enfatizar onde os usuários devem clicar.

Exemplo de empresas que souberam usar essas técnicas foram o McDonald’s Brasil e a Rede Angeloni. O Mc aproveitou para promover sua hashtag #AmoMuitoTudoIsso, o link do seu site e ainda colocou um emoji próximo para chamar a atenção para os links.

Da mesma forma, o Angeloni aproveitou para convidar seus seguidores para interagir com a hashtag #angeloni e ainda utilizou da tática dos emojis próximos e apontando para o link de compras. 

cta instagram

Para adicionar um CTA à sua biografia, clique no botão “Editar perfil” e adicione seu URL no campo “Website”

Com essas dicas colocadas em prática, certamente o perfil da sua empresa já terá uma mudança significativa e estará pronta para utilizar todo o potencial da plataforma para fortalecer a sua marca, construir um relacionamento com seus seguidores e ter mais visibilidade no Instagram.

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