Dicas para vender mais

10 dicas para vender mais e não perder oportunidades de negócio

Independentemente da área em que você trabalha, seja com produtos ou serviços, o grande segredo do negócio está em como ele é vendido. Confira aqui 10 dicas para vender mais e pare agora mesmo de perder vendas! 

A crise econômica no Brasil finalmente deu uma "trégua" e o mercado voltou a crescer. Com a expansão de empresas, surgem novas oportunidades de mercado. Mas você e sua empresa estão preparados para elas? Para aproveitar essas oportunidades, tenha em mente que você e sua equipe de vendas precisam estar muito bem preparados. Por isso, aqui vão 10 dicas importantes para vocês não perderem oportunidades de negócio e se prepararem ainda melhor para as vendas que estão por vir.  

1. Aprenda a ouvir o cliente

Uma das ações imprescindíveis na hora da venda é ouvir o seu cliente. Ninguém melhor que ele para te contar quais são suas necessidades, e você, como vendedor, deve saber identificá-las e entendê-las antes de tentar vender o que você considera mais importante para os seus negócios.

Isso não significa que sua venda tenha que ser engessada e que você não possa oferecer o seu melhor produto ou serviço. Ao ouvir o cliente e identificar as suas necessidades, você certamente se sentirá confortável para apresentar o que você tem de melhor para ele, sabendo que tem a solução certa para os problemas dele e não tentando apenas "empurrar" um produto.

2. Conheça o que você vende

Ninguém pode entender melhor do seu produto ou serviço do que você. O cliente espera que o vendedor demonstre total conhecimento sobre o que está vendendo e se por algum motivo ele se sentir inseguro, a venda estará 80% perdida.

Se no momento da venda o cliente fizer perguntas que você não saiba responder, não hesite em dizer que não tem essa informação, mas que buscará o conhecimento necessário para respondê-lo. Nunca invente respostas ou minta para o cliente. Isso pode acabar com os 20% que te sobraram.

Por isso, procure sempre estudar mais e mais sobre o produto/serviço, esteja sempre atualizado e por dentro de todos os prós e contras dele. Com esse conhecimento você terá ainda mais domínio e facilidade na venda. 

3. Apresente um diferencial

Pense que você não está sozinho no mercado e que seus concorrentes estão do outro lado fazendo de tudo para vender mais que você. Estude o mercado, estude seus concorrentes, estude o seu público-alvo, estude sua persona, estude seu negócio e, por fim, defina um diferencial que será apresentado em sua próxima venda.

Tente descartar a opção de abaixar o preço para vender mais, o cliente pode estar preocupado com o preço, mas pode estar disposto a pagar por um valor maior se entender que o que você está oferecendo será mais interessante para ele.

4. Pontualidade é sinônimo de responsabilidade

Nunca deixe o cliente esperando! Isso demonstrará total falta de comprometimento e irresponsabilidade, e essa, com certeza, não é a primeira impressão que você deseja passar para seu cliente, não é mesmo? Sugiro que se organize, trabalhe com uma agenda, evite sair para reuniões em cima da hora e prometa apenas o que possa cumprir.

Sabemos que imprevistos acontecem e, se por acaso acontecer, entre em contato com o cliente, informe o motivo do atraso e não deixe com que isso se repita. Isso fará com que o cliente não pense que você é um irresponsável.

5. Não julgue o livro pela capa

Jamais você deverá julgar seu cliente pela roupa que está vestindo ou pelo carro que está dirigindo. Esse é um dos erros mais comuns entre os vendedores e, sem sombra de dúvidas, o cliente sempre percebe quando um vendedor está bajulando ou desmerecendo ele.

Independente de quem seja, trate-o como se fosse o seu melhor cliente, seja respeitoso, atencioso, ouça suas necessidades, tente ajudá-lo e nunca pense apenas em vender. Mesmo que o cliente não tenha um potencial de compra, ele pode te indicar e indicações são muito importantes na área de vendas.

6. Vá direto ao ponto

Tente ser objetivo e direto. Pense no que vai dizer, seja preciso e não esconda valores quando perguntado pelo cliente. Isso pode passar a sensação de que o que está vendendo está fora do que ele pode pagar. Ao conversar sobre valores, apresente todas as opções de pagamento e se possível sugira um desconto para pagamento à vista.

Assuntos paralelos podem ajudar a quebrar o clima e facilitar sua venda, mas lembre-se de não invadir a privacidade do cliente e que tudo em excesso é ruim. O cliente pode se sentir desconfortável e esse será um excelente motivo para ele abandonar a compra e procurar seu concorrente.

7. Trate seu cliente pelo nome

Trate seu cliente sempre pelo nome ao iniciar o atendimento, durante a negociação e ao se despedir. Isso é muito importante para que seu cliente se sinta confortável e ajudará a mostrar o quanto se preocupa com ele.

Para as pessoas que tem dificuldade de lembrar os nomes, a dica é que anotem em um papel, na agenda ou até na palma de sua mão. Tente assimilar o nome do cliente com o de algum amigo ou parente, isso ajudará a gravar o nome com mais facilidade.

8. Seja coerente

Evite contradições, faça uma planilha com os valores que pratica, passe para o cliente o valor real do seu produto ou serviço, não oculte informações que possam fazê-lo desistir da compra e, acima de tudo, seja transparente. Vendas malfeitas ou clientes insatisfeitos podem trazer muitas dores de cabeça ao seu negócio.

9. Se coloque no lugar do cliente

Tudo se torna mais simples quando você se coloca no lugar do cliente. Pense em você como um comprador, como você gostaria de ser atendido? O que te agrada o que te irrita em um vendedor? Tendo as respostas, evite de colocá-las em prática em suas vendas.

Dê um tempo para o cliente pensar e não o sufoque, uma venda forçada pode causar insatisfação, trocas e até pedido de devolução do bem adquirido. Dê opções para o cliente e deixe ele decidir por conta própria.

10. Tenha cuidados com a apresentação

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica! Tenha cuidado em revisar todo o material antes de apresentá-lo ao seu cliente, confira se o nome do cliente ou nome da empresa estão corretos e informe-se sobre a pronúncia correta para não cometer erros.

Não esqueça de estar sempre com uma aparência apresentável e com seu cartão de visita em mãos!

 

Esperamos que com essas dicas você consiga vender mais e que se torne um excelente vendedor, afinal, a venda é a alma do negócio. Boas vendas! 

 

Gostaríamos de receber o feedback de quem seguiu nossas dicas e melhorou suas vendas. Se você é um desses, deixe seu depoimento nos comentários, ficaremos muito felizes em saber que esse artigo foi útil e te ajudou a vender mais.