Entenda a importância do Marketing Digital para as empresas

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O sonho de qualquer empreendedor é alavancar o número de vendas e destacar o seu negócio no mercado, não é mesmo? É por isso que muitas empresas estão investindo em Marketing Digital!

 

Certamente você já deve ter ouvido que o Marketing Digital não é mais uma opção e sim uma necessidade, certo? E não estão errados, viu? Independente do tamanho do seu negócio, o Marketing Digital é fundamental para quem quer alcançar bons resultados.

Segundo uma pesquisa realizada pela nova Escola de Marketing, cerca de 56% das empresas investem de 10% a 20% do orçamentos de marketing em canais digitais.

Além disso, os dados apontam que o investimento na produção de conteúdo para aumentar o posicionamento no Google foi considerado a ação que mais trouxe resultado, cerca de 34,2% das corporações, enquanto o gerenciamento das redes sociais ficou com 23,8%.

Referente aos meios de anúncio, o Facebook Ads foi considerado o mais relevante com 18% dos negócios enquanto o Google Ads, com 16%.

Mas, ainda existe muito empreendedor tradicional que não consegue desapegar das técnicas tradicionais, né?

Para se ter uma ideia, 47,6% das empresas fazem uso das estratégias digitais a menos de um ano, 20,4% de dois a quatro anos e 13,2% investem na divulgação da marca por mais ou menos três anos.

Contudo, com um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental investir em ações que impulsionam a empresa no mercado. Para isso, que tal sabermos o que é Marketing Digital e quais são seus benefícios?

Afinal, o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é o conjunto de ações e estratégias realizadas no meio digital, com objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamento e desenvolver a imagem da marca.

Em outras palavras, o Marketing Digital significa promover produtos ou serviços por meio das mídias digitais. Ele é uma das principais ferramentas que uma empresa tem para se comunicar com o público-alvo de forma direta.

O Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 69,8% da população do Brasil tem acesso à internet. Além disso, a pesquisa mostrou que só em 2017, o país contava com 126,3 milhões de usuários, o que significou um aumento de 10,2 milhões de pessoas em comparação ao ano interior.

Bom, com esses números, é nítido que a internet é a maior fonte de informação do mundo, não é? É por essa razão que as organizações investem cada vez mais no Marketing Digital.

Vantagens do Marketing Digital

Bom, você ainda pode estar se perguntando se o Marketing Digital deve realmente ser uma prioridade para a sua empresa e qual benefício essa estratégia online pode te oferecer. Vamos falar justamente sobre isso!

Interação

Uma das principais razões - se não a principal - pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais utilizado, é a possibilidade de interatividade com o público.

 Antes, o marketing ‘’empurrava’’ o produto ao consumidor, hoje o foco está na experiência do usuário durante a seu processo de compra.

As empresas fazem publicidades, campanhas, publicações e, o lado oposto, os consumidores podem interagir e até mesmo opinar com apenas um clique, aumentando o engajamento das marcas nas mídias digitais.

Pense em um anúncio de para raio, por exemplo. Uma vez que você utiliza o Instagram como meio, o público pode simultaneamente avaliar e indicar o produto rapidamente.

Segmentação

A segmentação certamente é uma das principais vantagens do Marketing Digital, já que com as ferramentas adequadas você pode coletar informações e dados das pessoas que navegam pela internet.

Normalmente, é conhecido como os profissionais de BIG DATA, que atuam diretamente na identificação das necessidades, anseios, desejos e, assim, desenhar o perfil de cada consumidor.

Uma vez que você entende os seus consumidores, é o momento para focar as suas ações de investimentos em marketing para cada tipo de perfil.

Competitividade

O mundo digital é muito mais competitivo que o mercado tradicional. O consumidor, nesse caso, tem mais facilidade em se distrair com outros conteúdos e comparar preços com um único clique.

Claro, a internet proporciona toda a comodidade que o indivíduo sonha. Afinal, é muito mais fácil fazer uma compra do sofá da sua casa a ter que ir até uma loja física, né?

Contudo, uma das vantagens da internet é que pequenas e médias empresas conseguem brigar por atenção com os maiores nomes do mercado.

Por isso, é importante investir em uma boa reputação e imagem, atendimento qualificado e ações de aproximação com o público.

Por exemplo: um restaurante para pessoas veganas, uma loja virtual que venda só placas de circuito impresso ou até com camisetas de uma marca específica.

Custo-benefício

Na prática, investir em Marketing Digital não quer dizer parar de investir no tradicional, aliás, um pode ser aliado do outro. Uma vez que o marketing tradicional ganha reforço do Marketing Digital, as vendas chegam a ter um aumento de 60% em apenas um ano.

É aí que vemos a diferença. O marketing tradicional foca nas mídias tradicionais, que geralmente demandam mais recursos. Porém, o Marketing Digital requer um investimento bem menor, além do processo de segmentação ser muito mais eficiente.

Alcance

Campanhas que utilizam jornais, revistas ou outdoor acabam tendo um alcance geográfico muito mais limitado. O alcance por meio dos canais tradicionais é muito menor ao que a internet pode oferecer, além dos custos maiores e a segmentação menos qualificada desses meios de comunicação.

Como vimos, a internet não tem fronteiras! Como uma empresa poderia imaginar que suas ações de marketing teriam alcance global? E mais, uma organização consegue atrair clientes de todo o mundo se esse for o seu objetivo.

Imagine a seguinte realidade: você precisa rastrear um produto que enviou pelo Correio na semana passada. No site, é possível rastrear o envelope de segurança, o último lugar que a encomenda passou e até olhar a previsão de entrega.

Ou seja, é uma estratégia online utilizada para manter o consumidor informado e diminuir o índice de reclamação de atendimento. É incrível, não?

E você, o que está esperando para investir em Marketing Digital?

Com o resultados de todos esses aspectos, o Marketing Digital permite a comunicação direta e focada nos consumidores. Observe as dores, necessidades, anseios e desejos do seu público-alvo a apresente alternativas para ajudá-lo.

Uma vez que as ações de marketing são direcionadas para resolver esses problemas, você aumenta o alcance da campanha e, consequentemente, o número de vendas.