estatísticas, o que levar em conta

Estatísticas de e-mail marketing: saiba o que levar em conta

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Atualmente, qualquer campanha de publicidade na Internet precisa acompanhar métricas e indicadores de desempenho. Afinal, essa é uma das vantagens do marketing digital. Portanto, é necessário acompanhar as estatísticas de e-mail marketing se você quer usar essa ferramenta no seu dia a dia.

Apesar de ser importante saber como acompanhar os dados gerados por cada e-mail enviado, não são todos que acompanham as estatísticas de e-mail marketing. Por exemplo, 6 em cada 10 empresas que usam o recurso não acompanham o ROI gerado.

Se você quer ter mais sucesso em sua estratégia, precisa aprender como acompanhar as estatísticas de e-mail marketing e qual métricas olhar com mais atenção.

Quer aprender como fazer isso? Então siga a leitura abaixo!

Quais estatísticas de e-mail marketing levar em conta?

Um erro comum que muitas agências de marketing e empresas cometem é focar no que é chamado de “métricas da vaidade”. Estamos falando de estatísticas que fazem bem para o ego, mas não trazem resultados reais para uma empresa.

Por exemplo, suponha que um ebook tenha sido baixado 50.000 vezes. Isso significa que foram gerados 50.000 leads para uma empresa. No entanto, que leads são esses? São clientes em potencial ou não? Se não forem, então essa lista com 50 mil pessoas é uma métrica de vaidade, pois não poderá ser transformada em resultados úteis para a companhia.

O mesmo vale para elementos como:

  • visualizações em vídeo;
  • curtidas em posts;
  • comentários;
  • compartilhamentos;
  • número de seguidores;
  • número de assinantes de canal.

A não ser que o foco da campanha seja aumentar essas métricas, fazer ativação de marca ou aumentar o engajamento nas redes sociais, esses resultados não são necessariamente importantes para a empresa.

Portanto, é essencial saber exatamente quais estatísticas de e-mail marketing acompanhar para não perder tempo analisando o que não importa. Confira algumas abaixo!

Taxa de entrega

A taxa de entrega é a porcentagem de mensagens que foram efetivamente entregues aos leads da sua lista. Quando mandamos uma mensagem para uma lista, nem sempre todas as pessoas recebem. Existem muitos problemas que podem fazer com que algumas mensagens não sejam entregues. Por exemplo:

  • bloqueio do seu IP por parte dos servidores de e-mails;
  • problemas particulares dos leads;
  • marcação como SPAM;
  • incapacidade do seu serviço de e-mail marketing.

Por isso, é importante acompanhar a taxa de entrega para notar se algum problema do tipo apareceu e lidar com ele.

Taxa de abertura de e-mail

A taxa de abertura de e-mail é uma importante métrica do e-mail marketing pois dá uma margem real do impacto que sua estratégia pode causar. Além disso, ela informa o quão bons têm sido os seus “assuntos” nos e-mails.

Taxa de crescimento da lista

A taxa de crescimento da lista é uma métrica importante que ajuda a medir a relação entre as pessoas que saem da sua lista de e-mail e as que entram. Idealmente, é preferível ter uma boa taxa de crescimento, o que tornaria a sua estratégia de captação na Internet mais bem sucedida.

CTR

O CTR (Click-through rate) é a taxa de cliques no seu e-mail. O ideal é comparar o seu CTR com a sua taxa de abertura de e-mails para saber quantas pessoas realmente clicaram no CTA que você inseriu na mensagem.

Isso ajuda a saber quais são os CTAs mais eficazes e a ter outros insights sobre o seu conteúdo, mas também identifica se há gargalos de produtividade na sua estratégia. Por exemplo, se 25% das pessoas abriram o e-mail, mas somente 5% clicou no CTA, significa que houve uma perda de 20% das pessoas entre abrir, ler a mensagem e clicar no botão. O que pode ter justificado isso?

ROI

O ROI (Return on Investment) é uma métrica que acompanha o retorno obtido sobre o investimento feito no e-mail marketing. O objetivo é comparar todos os gastos obtidos com o lucro faturado na venda de produtos ou fechamento de negócios. Com isso, você pode comparar a eficácia da estratégia com outras campanhas de marketing realizadas.

como fazer e mail marketing

Como fazer e-mail marketing usando dados?

Como vimos, é importante acompanhar as métricas da sua estratégia. Essa é parte vital de como fazer e-mail marketing de maneira consciente e eficaz. Sem o controle das métricas, a sua estratégia está fadada a nunca melhorar.

Uma vez de posse desses indicadores, é importante utilizados de modo a realizar Testes A/B e tirar insights dos resultados. Com esses testes, você poderá concluir cientificamente como fazer e-mail marketing da melhor maneira possível.

Por exemplo, com os testes feitos e o acompanhamento de métricas, você descobrirá:

  • melhor horário para mandar mensagens;
  • como criar assuntos eficazes;
  • como aumentar a eficácia das suas mensagens;
  • de que forma gerar mais resultados;
  • como vender mais;
  • como melhorar a eficácia do seu fluxo de e-mail marketing.

Por isso, é essencial acompanhar as principais estatísticas do e-mail marketing. Afinal, é assim que se faz essa estratégia da melhor forma possível e se registram os melhores resultados.

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