(41) 99194-2276   (41) 3121-6626

Blog de
Marketing Digital

O melhor blog de marketing digital do Brasil. Nosso time de jornalistas tem preparado todas as semanas conteúdos exclusivos com dicas, tutoriais e novidades do mundo do marketing digital. Quer informação relevante e de qualidade? Siga o nosso blog!

O melhor blog de marketing digital do Brasil

Estratégias de SEO que você pode aplicar agora mesmo

5 estratégias de SEO que você pode aplicar agora mesmo

(Reading time: 3 - 5 minutes)

Está precisando melhorar o posicionamento do site da sua empresa no Google, mas não sabe nem por onde começar? Então confira nossas dicas e comece a aplicar agora mesmo!

O processo de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) ocorre por meio de pequenas modificações em partes do seu site.

Quando somadas, essas otimizações causam um grande impacto em termos de experiência de usuário e de resultados da pesquisa orgânica.

Sabe-se que hoje existam mais de 200 critérios que o Google leva em consideração, na hora posicionar os sites.

No post de hoje, vamos te ensinar algumas estratégias básicas de SEO, para você colocar em prática no seu site agora mesmo.

1. Adquira o Certificado SSL

Sabe aquele sigla “HTTPS” que aparece antes do domínio de um site, com um cadeado do lado esquerdo? Esse é o certificado SSL.

O certificado SSL é a melhor opção para proteger os dados dos usuários e garantir que seu site seja seguro. Ele nada mais é do que uma chave de criptografia instalada no servidor, para criar um canal de transmissão segura, que dificulta o roubo de dados confidenciais.

O Google, por prezar muito pela segurança dos seus usuários, também classifica a segurança como um fator extremamente relevante, por isso, caso ainda não tenha o certificado SSL do seu site, adquira o quanto antes.

Para saber mais sobre o certificado e como obter, confira nosso blog post Certificado SSL: o que é e por que seu site precisa de um.

2. Cadastre sua empresa no Google My Business

Outra dica superimportante é: cadastre a sua empresa no Google My Business!

O Google My Business é um recurso que permite criar e gerenciar o perfil da sua empresa no buscador e no Google Maps. Ele fica localizado logo abaixo dos anúncios, em local privilegiado na página, por isso, é extremamente importante para o SEO.

Preencha o cadastro de forma bem completa e procure deixá-lo sempre atualizado. Além disso, lembre-se de responder às avaliações e perguntas dos usuários que interagirem com o perfil.

Confira como cadastrar uma empresa no Google My Business.

3. Crie conteúdo original e de qualidade

O Google valoriza muito um conteúdo original e de qualidade. Portanto, uma boa estratégia é ter um blog sobre seu seguimento.

Nele, você pode dar dicas úteis, responder perguntas e dúvidas frequentes que o seu público costuma ter, ensinar macetes, fazer tutoriais e passo a passo de algo que sua empresa domina e pode ensinar a eles.

Isso é excelente para sua empresa, que demostra ter autoridade no assunto, além de atrair tráfego e maior permanência de visitantes em seu site, o que é ótimo para o Google. 

Entretanto, é importante ressaltar: nunca copie conteúdo de outros sites, pois isso será prejudicial para o seu SEO. O conteúdo deve ser sempre original!  

4. Crie URLs amigáveis

A URL é o endereço de um site ou página, que aparece lá em cima, na barra de pesquisa. Ele deve ser de fácil compreensão, tanto para o usuário, quanto para o Google.

Afinal, é mais fácil entender uma URL assim: www.seusite.com.br/como-fazer-cafe, do que assim: www.seusite.com.br/artigo/?ID298364-como-fazer-caf%.html, não é mesmo?

Por isso, na hora de criar novas páginas para o seu site ou artigos para o blog, foque em URLs amigáveis.

Aqui vão algumas dicas úteis na hora de criar uma URL:

- Utilize URLs curtas e objetivas. Se possível, com até cinco palavras;

- Nunca insira espaços na URL, ao invés disso, utilize traços para separar as palavras;

- Não coloque letras maiúsculas, caracteres especiais ou acentos em sua URL;

- Lembre-se de usar a palavra-chave principal da página na URL.

5. Faça link building e guest posts

Sua empresa é especialista em uma área? Que tal fazer novas parcerias e escrever em blogs de outros sites? Isso pode render ótimos links externos.

O link building é um conjunto de ações, que têm o objetivo de angariar links externos apontando para o seu site. E os guest posts, por sua vez, são excelentes formas de conseguir esses links.

Ao fazer um apontamento para o seu site, por meio de um link no texto do blog, por exemplo, o site parceiro estará dizendo ao Google que o seu domínio é relevante, o que é muito favorável para o seu SEO.

Quanto mais links bons apontando para o seu site, melhor.

Por isso, aqui vão algumas dicas de como fazer isso:

- Escolha a palavra-chave que deseja ranquear;

- Procure sites desse segmento – dê preferência por empresas de outras cidades, por exemplo, não seu concorrente direto –;

- Verifique como está o posicionamento desses sites no Google e se eles têm blog. Quanto melhor posicionado e mais relevância ele tiver, mais credibilidade ele te passará.

Que tal colocar em prática?

Ao aplicar essas estratégias, em breve você certamente notará um impacto positivo no posicionamento do seu site. Está esperando o que para colocar em prática agora mesmo?

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Quer sugerir um tema para o próximo blog post? Escreva para a gente aqui nos comentários!

Receba novidades