Ferramentas de SEO

26 ferramentas de SEO para te ajudar em sua estratégia

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No post desta semana, trouxemos 26 ferramentas de SEO que certamente serão muito úteis em suas estratégias de otimização. Confira! 

Está iniciando na área de otimização de sites ou quer começar a dar um upgrade no site da sua empresa? Então confira essas ferramentas que separamos que certamente irão te ajudar. 

 

SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta de SEO bem completa e conta com inúmeras funcionalidades, entre elas, análise de palavras-chave, domínio e lacunas, insights de marketing, topic research, SEO content template, SEO writing assistant, lead generation, listing management, CPC map e relatórios.

Você também pode cadastrar seu projeto e, a partir daí, a ferramenta passa a monitorá-lo, apresentando estatísticas e melhorias para o desempenho do seu site. 

Para utilizar dessa infinidade de recursos, é preciso assinar um de seus planos, que custam a partir de U$ 99/mês.

 

Ahrefs

Similar ao SEMRush, o Ahrefs também está entre as melhores e mais completas ferramentas de SEO. Entre os principais recursos oferecidos estão o explorador de site e conteúdo, keywords explorer, auditoria de sites – onde você pode cadastrar seu projeto e monitorá-lo – e rastreador de classificações.

A ferramenta é paga e tem planos a partir de U$ 99/mês.

 

Keyword Tool

A Keyword Tool é uma ferramenta voltada para análise de palavra-chave. A ferramenta analisa termos para os mais diversos buscadores e redes sociais, além de oferecer sugestões de palavras-chave, perguntas relacionadas e preposições.

No painel principal, apresenta o volume de busca para as palavras-chave, trend, CPC, nível de competição, concorrentes, entre outros.

Os planos de assinatura mensal da ferramenta custam a partir de U$ 69/mês.

 

Ubersuggest

Ideal para pequenos projetos ou para quem está começando no SEO e ainda não pode investir um valor alto, o Ubersuggest é uma ferramenta bem completa, simples de usar e tem versão gratuita – limitada a busca de dois termos por dia –.

Ela tem inúmeras funcionalidades e pode te ajudar (e muito!) com seu projeto de SEO. Vale a pena conferir!

A versão paga custa a partir de R$ 59,00/mês.

 

Mangools Tools

A Mangools Tools tem um pacote de ferramentas supercompleto, com tudo o que você precisa para trabalhar com SEO. Ele inclui o KWFinder (análise de palavras-chave), SERPChecker (SERP análise), SERPWatcher (rank tracking), LinkMiner (análise de backlink), SiteProfiler (métricas e insights de SEO), tudo isso por um excelente custo-benefício. 

A ferramenta oferece um teste grátis por 10 dias e os planos de assinatura mensal custam a partir de U$ 49/mês. 

 

Ferramenta de desempenho

GTmetrix

O GTmetrix é uma ferramenta gratuita, que faz a análise de desempenho de um site e sugere inúmeras sugestões de melhorias no tempo de carregamento e otimização dele. Além disso, ele também auxilia em como você pode fazer tudo isso proposto.

Para fazer essa análise é bem fácil, basta colar a URL do site que quer analisar, no campo disponível na página. Em poucos segundos, a ferramenta já disponibiliza uma lista com a análise completa do site.

 

Ferramentas para análise de público-alvo

MouseStats

MouseStats é uma ferramenta voltada para entender o comportamento do usuário em seu site. Ele monitora movimentos, ações e cliques do mouse, além de gravar e construir um mapa de calor do site. 

ferramenta mousestats

A ferramenta oferece versão gratuita e paga, que é a partir de U$ 29/mês.

 

Navegg

Similar ao Google Analytics, o Navegg oferece diversos dados referentes à navegação do seu site. Você consegue ter acesso a informações sobre o interesse do público, localização, demografia, entre outros, tudo de forma gratuita.

 

Ferramentas para análise on page

Schema.org

O Schema.org é uma ferramenta de marcação em HTML para facilitar a leitura do Google no seu site. Ele conta com os mais diversos termos e mostra, inclusive, como implementar. Basta copiar e colar! 

ferramenta schema

 

Website Grader

O Website Grader é uma ferramenta que analisa e gera um score da sua página, assinalando pontos de melhora no desempenho, SEO, mobile e segurança do site.

 

Built With

A ferramenta do Built With é gratuita e permite ver um relatório completo de tudo que tem no site, como em que plataforma foi feito, extensões que utiliza, linguagem e por aí vai. Para isso, basta informar a URL do site.

 

Screaming Frog

O Screaming Frog é um programa que faz uma análise aprofundada de on page, aliás é um dos nossos queridinhos. Ele é ideal para quem trabalha com vários projetos, pois consegue mostrar os status todos ao mesmo tempo, de maneira organizada. 

ferramenta screaming

O programa conta com uma versão gratuita bem completa. 

 

SEO Site Checkup

O SEO Site Checkup é um site que oferece diversas ferramentas para análise on page, sendo que muitas delas são gratuitas. Vale a pena conferir e conhecer mais!

 

Varvy SEO tool

Outra ferramenta de análise on page, bem interessante, é a Varvy SEO tool. Basta inserir a URL do site a ser analisado, que ele mostra o que precisa ser implementado e o que já está tudo certo.

Esta é uma ferramenta que utilizamos muito em nossos projetos, e o melhor: é gratuita.

 

Site Checker

Seguindo a mesma linha das demais ferramentas anteriores, o Site Checker também analisa seu site e aponta melhorias para se adequar aos padrões amigáveis ao Google. A análise é gratuita, basta digitar sua URL no campo disponível.

 

Ferramentas para planejamento de conteúdo

Jornada de compra 

ferramenta jornada de compra

A Resultados Digitais disponibiliza, gratuitamente, uma ferramenta que você pode criar sua jornada de compra. Para isso, basta responder a algumas perguntas e, então, são disponibilizadas ideias de títulos para seus blog posts, de acordo com a etapa do funil.

A ferramenta pode ser bastante utilizada em sua estratégica de marketing de conteúdo, que tem o SEO como um de seus pilares.

 

Gerador de personas

O fantástico gerador de personas, disponibilizado gratuitamente pela Rock Content, em parceria com a Resultados Digitais,  te ajuda a construir uma representação do seu cliente ideal, com todas as principais características, hábitos e necessidades dele.

Vale a pena conferir! Afinal, entender quem você quer atingir é essencial em sua estratégia de SEO.

 

Ferramentas para produção de conteúdo

Contador de caracteres

Na produção de conteúdo para SEO, é sempre importante ter em mãos um contador de caracteres. Nossa sugestão é o Contador de caracteres do site FrankMarcel.com, que ainda dá algumas dicas referentes à title e description. 

A ferramenta é gratuita, basta acessar e aproveitar.

 

Answer de Public

O Answer de Public é um site muito útil para ter ideia do que as pessoas estão buscando sobre uma determinada palavra-chave. Ele mostra um leque de opções envolvendo o termo e perguntas relacionadas, sendo uma excelente forma de gerar ideia de conteúdo para blog.

Como exemplo, procuramos por Google, e a ferramenta nos apresentou essas sugestões do que os usuários mais buscam:

ferramenta answer

A ferramenta oferece versão gratuita, limitada a três pesquisas por dia, e a paga, que custa a partir de U$ 99/mês.

 

Avaliador de títulos SEO

O Avaliador de títulos SEO é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pela Rock Content, que vai te ajudar e muito com seus títulos para blog.

Para usar é fácil, basta colar seu título no campo disponível na página e, em segundos, ele irá dar uma avaliação completa sobre ele e como otimizá-lo.

 

Ferramentas do Google

O Google oferece diversas ferramentas, essenciais para um bom projeto de SEO. Confira algumas delas:

Google Search Console – Utilizada para monitorar o desempenho do seu site no buscador, entre outros recursos. Esta é uma ferramenta extremamente importante para um projeto de SEO.

PageSpeed Insights – A ferramenta analisa o desempenho de um site e sugere melhorias para torná-lo mais rápido.

Test My Site – Segue o mesmo princípio da ferramenta anterior, ou seja, testa a velocidade de um site e sugere melhorias.

Google Trends – Com ele, é possível acompanhar as tendências de buscas que um termo tem ao longo do tempo, em determinada região e idioma.

Google Developers – Conheça produtos, acompanhe novidades, eventos, blog do Google e muito mais.

Google Tag Manager – Com a ferramenta é possível gerenciar todas as suas tags, sem precisar ficar mexendo no código. 

 

Para se aprofundar no SEO

Caso queira se aprofundar ainda mais no SEO, existem blogs com excelentes conteúdos, sempre atualizados com novidades, para que seu leitor esteja um passo à frente da concorrência. Entre eles, estão: blog SEMrush, blog da Rock Content, blog do Neil Patel, blog da Moz e blog da Resultados Digitais.   

 

Coloque em prática!

Gostou das dicas? Coloque em prática hoje mesmo. 

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