Ferramentas para medir velocidade do site

3 ferramentas gratuitas para medir a velocidade do seu site

(Reading time: 2 - 3 minutes)

Qual foi a última vez que mediu o carregamento do seu site? No post desta semana, trouxemos 3 ferramentas úteis, gratuitas e bem fáceis de usar para medir a velocidade do seu site. Vem conferir!

Cá entre nós, em tempos de imediatismo, quem é que ainda aguarda mais que 10 segundos para o carregamento de uma página?

Na internet, cada segundo de espera parece uma eternidade. Por isso, é importante estar sempre atento ao desempenho do seu site, afinal, o conteúdo dele pode até ser excelente ou estar com uma ótima oferta, mas se a página demora a carregar, as pessoas provavelmente não irão esperar e buscarão um site mais rápido.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar.

O tempo de carregamento impacta diretamente na experiência do usuário, e é um dos fatores de rankeamento considerados pelo Google. Ou seja, quanto mais lento seu site, menores as chances de ficar bem posicionado.  

Pensando nisso, separamos 3 ferramentas gratuitas para te ajudar a medir e melhorar o tempo de carregamento do seu site. Confira!

Como medir a velocidade do meu site?

GTmetrix

O GTmetrix é uma ferramenta gratuita e bastante útil para medir a velocidade do seu site. Ela aponta onde estão os pontos de lentidão e sugere melhorias.

Para utilizá-la, basta colocar a URL do site desejado. Em poucos segundos, o GTmetrix te entrega uma análise sobre o tamanho e tempo de carregamento de sua página, além de disponibilizar uma lista de recomendações.

gtmetrix

A ferramenta também oferece o recurso de comparar sites e fazer download do relatório.

Test My Site

                                   

Outra ferramenta bacana e muito simples de usar é a Test My Site, do próprio Google.

Após a análise da URL, a ferramenta disponibiliza uma classificação do site, que pode ser rápido (0 a 2,5 segundos), médio (2,5 a 4 segundos) ou lento (acima de 4 segundos). Além disso, ainda apresenta uma tendência mensal e dicas para melhorar a velocidade do seu site.

test my site

Outro recurso interessante é que você pode simular o carregamento do seu site em outros países, e descobrir como seria o desempenho dele fora do Brasil.

PageSpeed Insights

Ferramenta supercompleta, o PageSpeed Insights, também do Google, mede o desempenho de uma página em dispositivos móveis e desktop, e fornece sugestões sobre como ela pode ser aprimorada.

pagespeed

O PSI fornece uma pontuação que resume o desempenho da página, que pode ser de 90 ou mais, que é considerada boa, de 50 a 90 é uma pontuação que precisa ser melhorada e abaixo de 50 é considerada ruim.

Após a avaliação, a ferramenta aponta oportunidades e diagnóstico da página.

page speed

Fica a dica!

Lembre-se de verificar periodicamente a velocidade do seu site e, principalmente, após realizar alterações nele.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog!