
3 ferramentas gratuitas para medir a velocidade do seu site
Qual foi a última vez que mediu o carregamento do seu site? No post desta semana, trouxemos 3 ferramentas úteis, gratuitas e bem fáceis de usar para medir a velocidade do seu site. Vem conferir!
Cá entre nós, em tempos de imediatismo, quem é que ainda aguarda mais que 10 segundos para o carregamento de uma página?
Na internet, cada segundo de espera parece uma eternidade. Por isso, é importante estar sempre atento ao desempenho do seu site, afinal, o conteúdo dele pode até ser excelente ou estar com uma ótima oferta, mas se a página demora a carregar, as pessoas provavelmente não irão esperar e buscarão um site mais rápido.
Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar.
O tempo de carregamento impacta diretamente na experiência do usuário, e é um dos fatores de rankeamento considerados pelo Google. Ou seja, quanto mais lento seu site, menores as chances de ficar bem posicionado.
Pensando nisso, separamos 3 ferramentas gratuitas para te ajudar a medir e melhorar o tempo de carregamento do seu site. Confira!
Como medir a velocidade do meu site?
GTmetrix
O GTmetrix é uma ferramenta gratuita e bastante útil para medir a velocidade do seu site. Ela aponta onde estão os pontos de lentidão e sugere melhorias.
Para utilizá-la, basta colocar a URL do site desejado. Em poucos segundos, o GTmetrix te entrega uma análise sobre o tamanho e tempo de carregamento de sua página, além de disponibilizar uma lista de recomendações.
A ferramenta também oferece o recurso de comparar sites e fazer download do relatório.
Test My Site
Outra ferramenta bacana e muito simples de usar é a Test My Site, do próprio Google.
Após a análise da URL, a ferramenta disponibiliza uma classificação do site, que pode ser rápido (0 a 2,5 segundos), médio (2,5 a 4 segundos) ou lento (acima de 4 segundos). Além disso, ainda apresenta uma tendência mensal e dicas para melhorar a velocidade do seu site.
Outro recurso interessante é que você pode simular o carregamento do seu site em outros países, e descobrir como seria o desempenho dele fora do Brasil.
PageSpeed Insights
Ferramenta supercompleta, o PageSpeed Insights, também do Google, mede o desempenho de uma página em dispositivos móveis e desktop, e fornece sugestões sobre como ela pode ser aprimorada.
O PSI fornece uma pontuação que resume o desempenho da página, que pode ser de 90 ou mais, que é considerada boa, de 50 a 90 é uma pontuação que precisa ser melhorada e abaixo de 50 é considerada ruim.
Após a avaliação, a ferramenta aponta oportunidades e diagnóstico da página.
Fica a dica!
Lembre-se de verificar periodicamente a velocidade do seu site e, principalmente, após realizar alterações nele.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog!