Google My Business como cadastrar sua empresa

Google My Business: dicas e guia prático de como cadastrar sua empresa

(Reading time: 3 - 5 minutes)

Quer trazer mais visibilidade para sua empresa na internet? O Google My Business é uma excelente ferramenta para isso! Confira aqui dicas e um guia prático de como cadastrar sua empresa na plataforma. 

O Google My Business, ou Google Meu Negócio, como também é conhecido, é um recurso que permite criar e gerenciar o perfil da sua empresa no buscador do Google e no Google Maps. 

O recurso é extremamente importante tanto para quem está começando um negócio e ainda não tem um site, quanto para quem já está na internet e quer ter ainda mais evidência e melhorar o posicionamento do seu site no buscador. 

Como funciona o Google My Business?

No perfil ou ficha da empresa é possível inserir informações de contato, endereço, horário de funcionamento, fotos, ofertas e muito mais. Tudo isso facilita para que o cliente te encontre e consiga entrar em contato com você de forma simples e rápida. 

Outro recurso interessante da ferramenta é que as pessoas podem avaliar e deixar seu feedback sobre a experiência que tiveram com a empresa – e isso, claro, vale MUITO para o posicionamento do seu site no Google! –.

google my business

O Google My Business oferece, também, estatísticas de interação com seu perfil, em que é possível ter acesso a dados bem interessantes, como quantidade de chamadas recebidas, cliques no site, solicitações de rotas, reservas e visualizações.

E o melhor: o Google My Business é gratuito e de fácil gerenciamento.

Para aproveitar esses benefícios por completo, lembre-se de manter essas informações sempre atualizadas e responda aos feedbacks dos clientes.

Importante saber: as empresas aparecem no Google My Business por raio de distância. Ou seja, se você busca por “panificadora”, a panificadora mais próxima da sua localização aparecerá em primeiro lugar. 

Como cadastrar uma empresa no Google My Business

Acesse o Google My Business com sua conta do Google ou crie uma.

Esta é a tela de início e seu painel de controle no aplicativo, onde encontrará um resumo das principais funcionalidades e notificações:

google my business inicio

Postagens

Na aba postagens, é possível criar uma publicação, que vai aparecer junto ao seu perfil na busca. Você pode inserir novidades, evento, oferta e produto, nos formatos que cada categoria permite.

Essa é mais uma forma de divulgação, que facilita a comunicação da sua empresa com o cliente e ainda te traz mais destaque no Google.

google my business como cadastrar sua empresa postagem

Informações

A aba informações é a parte mais importante do seu perfil, que é como o cliente pode entrar em contato com você. Por isso, preencha os campos de forma mais completa possível, revise antes de salvar e mantenha esses dados sempre atualizados.

google my business como cadastrar sua empresa informacoes

Adicione seu endereço completo, área de cobertura, horário de funcionamento, horários especiais (se tiver), telefone de contato e @ da sua página (pode ser o nome do seu site, por exemplo). Se acaso você tiver lojas em mais de um endereço, é possível adicioná-las na coluna da direita.

Você tem um estabelecimento que trabalha com horário marcado? No Google My Business também é possível adicionar um link direto para os agendamentos no seu site, no campo “link de agendamentos”.

O recurso também permite adicionar produtos, serviços, tags e uma breve descrição da sua empresa. Lembre-se de preencher tudo de forma bem completa e utilize as palavras-chave pertinentes, para aproveitar ao máximo a ferramenta.

Insights

Em insights, você tem acesso aos dados de performance da sua ficha no Google. Essa seção mostra quais foram as principais palavras-chave usadas para encontrar sua empresa, além de como e onde a encontram.

google my business como cadastrar sua empresa insights

Avaliações

Esta aba é destinada a visualizar e responder avaliações de seus clientes no seu perfil.

Lembrando que essas avaliações também contam pontos para o ranqueamento do seu site no Google, além de representar a reputação da sua empresa perante o público. Por isso, dê uma atenção especial e responda sempre os comentários.

google my business como cadastrar sua empresa avaliacoes

Mensagens

Esse recurso é feito para receber e responder mensagens dos clientes, diretamente da sua ficha. Para funcionar, basta instalar o aplicativo solicitado.

Fotos

Adicione fotos e vídeos para aparecerem no seu perfil do Google My Business. Aproveite para postar fotos da faixada da sua empresa, seu espaço interno, equipe e o que mais achar interessante. Além de ser excelente para o SEO, isso também transmite credibilidade e ajuda seus clientes a conhecerem o local.

google my business como cadastrar sua empresa fotos

Produtos e serviços

Nesta aba você pode adicionar produtos e serviços à sua ficha do Google My Business. Como já citamos anteriormente, lembre-se de preencher tudo de forma mais completa possível e utilize palavras-chave, como forma de aproveitar ao máximo o recurso disponibilizado. 

Site

Caso você ainda não tenha um site, eles também disponibilizam um site bem básico, mais um “quebra-galho”, que pode ser personalizado por você mesmo. Entretanto, até hoje não vimos nenhum site assim bem ranqueado no Google.

Usuários

Espaço destinado caso queira cadastrar outros usuários para gerenciar o perfil da sua empresa no Google My Business.

Seguindo o passo a passo, sua ficha no Google My Business estará devidamente cadastrada e seus clientes poderão te encontrar mais facilmente. Além, claro, disso também contar muitos pontos para o SEO do seu site. 

Coloque em prática!

Gostou das dicas? Cadastre sua empresa hoje mesmo e passe a desfrutar dos inúmeros benefícios do Google My Business!

Quer se aprofundar mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente e agende uma consultoria!