(41) 99194-2276   (41) 3121-6626

Blog de
Marketing Digital

O melhor blog de marketing digital do Brasil. Nosso time de jornalistas tem preparado todas as semanas conteúdos exclusivos com dicas, tutoriais e novidades do mundo do marketing digital. Quer informação relevante e de qualidade? Siga o nosso blog!

O melhor blog de marketing digital do Brasil

Link building: o que é e como pode ajudar seu site

Link building: o que é e como pode ajudar a alavancar o seu site

(Reading time: 2 - 3 minutes)

Quer melhorar o posicionamento do site da sua empresa, mas não sabe como? Conheça mais sobre link building e como a estratégia pode ajudar a alavancar o seu site.

A otimização de sites SEO utiliza de diversas técnicas para deixar páginas bem ranqueadas nos principais buscadores, como o Google. Uma delas é a estratégia de link building. 

O que é link building?

A estratégia de link building, nada mais é, que um conjunto de ações, com o objetivo de angariar links externos apontando para o seu site. Quanto mais links de qualidade ele tiver, melhor para seu SEO.

Ao fazer essa menção, a página externa diz ao Google e aos usuários que seu site é relevante, além de proporcionar uma excelente porta de entrada, por meio do link direto.

E como gerar links externos, também chamados de backlinks? 

Entre as principais formas estão:

Fazer guest posts

O guest post é uma excelente forma de gerar link building. A estratégia consiste em publicar conteúdo em blogs de terceiros, com o intuito de aproveitar o espaço para adicionar um link para seu site. Esse conteúdo já é previamente pensado para a palavra-chave que ele deseja ranquear.

Exemplo disso é se nós, uma agência de marketing digital, escrevemos um artigo em outro blog, também voltado para essa área. O Google entende que se estão nos referenciando, é porque temos conteúdo de qualidade.

Também é possível fazer guest posts em blogs de segmento diferente do seu, mas o peso dessa menção também é menor.

Como trocar guest posts?

Primeiramente, escolha a palavra-chave que deseja ranquear. A nossa, por exemplo, é agência de marketing digital. 

Depois, procure sites desse segmento – dê preferência por empresas de outras cidades, por exemplo, não seu concorrente direto –.

O terceiro passo é verificar como está o posicionamento desses sites no Google e se eles têm blog. Quanto melhor posicionado e mais relevância ele tiver, mais credibilidade ele te passará. 

Por exemplo, conseguir um link no site g1.globo.com e um no “zé da esquina” têm pesos completamente diferentes. Por isso, se o site for muito fraco em SEO, nem perca seu tempo, ok?

Com os sites bons devidamente selecionados, chegou a hora de fazer contato. Envie um e-mail ou uma mensagem propondo uma troca de guest posts. Lembre-se de informar o endereço do seu site e a área em que atua.  

Aí é só aguardar uma resposta, para então, realizar a troca dos links.

Conseguir links de forma orgânica

A maneira ideal de conseguir backlinks é por meio de conteúdo relevante. Para isso, produza um material rico em seu blog, pensado no usuário e voltado para a palavra-chave que deseja ranquear.

O intuito é que esse conteúdo ranqueie e as pessoas compartilhem, citando o link do seu blog, o que fará você angariar backlinks de forma natural e orgânica.

Exemplo disso é quando outro site do segmento copia uma matéria do seu blog, e no final do texto referencia autor e site de onde tirou.

Fazer PBN

Uma técnica muito disseminada por pessoas que buscam resultados rápidos é a PBN (Private Blog Network). Ela consiste em criar sua própria rede de domínios para gerar seus backlinks.

Entretanto, essa estratégia é considerada como blackhat e pode prejudicar bastante o site perante o Google.

 

Coloque em prática!

Gostou das dicas? Comece a aplicar hoje mesmo! Quer se aprofundar mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente e agende uma consultoria! 

Receba novidades