Marketing digital para restaurantes: 5 práticas essenciais

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Não existe estabelecimento alimentício que não precise conhecer algumas táticas essenciais de Marketing Digital para restaurantes. Afinal, nem tudo que funciona para outras áreas dará resultado no setor de alimentação.

 

Por exemplo, muitas empresas que trabalham no B2B (business to business) encontram excelentes resultados com o e-mail marketing. Já no setor de alimentação, essa ferramenta tem sua eficácia diminuída, funcionando apenas com que já foi cliente e pode se tornar novamente (com um cupom de desconto, por exemplo).

Por isso, se você quer usar o Marketing Digital para restaurantes, precisa conhecer as práticas que realmente dão resultados. Veja abaixo quais são!

1. Utilizar o Instagram é essencial no Marketing Digital para restaurantes

O Instagram é a rede social mais importante para restaurantes e estabelecimentos alimentícios. Isso por causa da sua popularidade (são 1 bilhão de usuários), mas também por causa da sua natureza.

A rede social é puramente visual e é fato que nós comemos mais pelos olhos do que pela boca. Afinal, quem não se apaixona por algum prato porque viu uma foto incrível no Instagram?

Por isso, uma das melhores estratégias de Marketing Digital para restaurantes é usar o Instagram da melhor maneira possível. Isso significa:

  • tirar fotos incríveis dos seus produtos, com iluminação própria e capricho;
  • postar fotos em horários estratégicos, perto do almoço e do jantar;
  • desafiar os usuários a marcarem amigos, pois aumenta o seu alcance.

2. Usar o Rappi para fazer entregas e atender mais clientes

O Rappi é um dos maiores aplicativos de entregas do Brasil, crescendo em um ritmo gigantesco. Uma das razões disso é a estratégia agressiva de expansão da empresa oferecendo condições mais favoráveis que os concorrentes.

No entanto, o Rappi também se destaca por reunir mais vantagens para o público. Por exemplo, além de poder pedir uma pizza, uma entrega de lanche ou hamburguer delivery, o usuário também pode solicitar entregas de supermercado, farmácia e muito mais.

Para aproveitar a demanda do Rappi, é importante que você se cadastre no aplicativo para começar a atender mais clientes. Hoje em dia, inclusive, existem restaurantes que sobrevivem exclusivamente de vendas virtuais.

Para se cadastrar no Rappi, basta seguir o processo abaixo:

  1. Envie um e-mail para o contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. apresentando o seu restaurante, sua localização e o tipo de comida que você serve. Aproveite e conte um pouco da sua empresa, prêmios ganhados, média de pedido, avaliações no Google e redes sociais e tudo mais que tiver disponível;
  2. O Rappi fará uma avaliação com base no seu e-mail e em uma análise criteriosa da sua equipe, para decidir se você atinge o nível de qualidade exigido para estar no aplicativo;
  3. A avaliação leva alguns dias mas, se você for aceito, receberá um contrato padrão contendo os termos de participação no aplicativo;
  4. Dentro do contrato, há um login e senha para ser usado na interface de restaurantes do Rappi;
  5. Baixe o aplicativo RappiAliado e ative seu restaurante no sistema com o login e senha;
  6. Adicione itens no seu cardápio para que os clientes possam pedir os pratos.

3. Investir em anúncios de Geolocalização para ter mais clientes

Uma das melhores técnicas de Marketing Digital para restaurantes é investir em anúncios com base na geolocalização dos usuários.

Na prática, isso significa tentar alcançar usuários que estejam a 100, 200, 500 ou até 1 quilômetro de distância do seu restaurante. O ideal é programar os anúncios para atingir as pessoas bem no horário de almoço ou jantar.

Assim, você consegue captar as pessoas próximas para ir até o seu restaurante experimentar os pratos novos.

4. Solicitar avaliações e reviews de usuários em todas as plataformas

O Marketing Digital para restaurantes funciona na base da “autoridade”. Basicamente, quanto melhor avaliado fo rum lugar, mais ele será indicado para as pessoas.

Isso é verdade nas redes sociais, no Google e nos aplicativos de entrega. Por isso, é importante conseguir boas avaliações dos seus clientes.

Você pode fazer isso com técnicas que estimulam as pessoas a avaliar os seus pratos. Por exemplo, na embalagem de entrega da comida, envie um lembrete para que o usuário não esqueça de avaliar o pedido.

Quando a pessoa comer no seu restaurante, não tenha medo de pedir uma avaliação quando eles estiverem de saída.

Isso ajuda a comunicar aos algoritmos que o seu restaurante é de qualidade e é especialmente útil para quem está começando.

5. Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio 

O Google Meu Negócio é uma plataforma essencial para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Não é diferente com restaurantes, não é mesmo?

Seja o seu estabelecimento uma lanchonete, pizzaria, temakeria ou qualquer outro tipo de restaurante, ele deve estar presente no Google Meu Negócio, participar ativamente da atividade, responder perguntas e interagir de todas as formas para ter mais destaque no Google.

E aí, gostou de aprender essas 5 técnicas de Marketing Digital para restaurantes? Colocando-as em prática, você terá os melhores resultados possíveis para o seu estabelecimento!