Nova tendência no marketing digital - Busca visual

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Em meio às inúmeras tendências no marketing digital, sem dúvidas, atualmente uma delas merece destaque: a busca visual.

As ferramentas utilizadas no marketing digital estão cada vez mais eficientes e se adequando mais ao consumidor e ampliando o alcance das empresas. Dentre elas encontramos: inteligência artificial, maiores abrangências na experiência do usuário, chats privados (WhatsApp), análise de sentimento, entre outras, sendo uma delas a busca visual.

 

O que começou de maneira tímida e pouco eficiente, apenas como experimentação, mostrou-se ser um dos novos pilares para o desenvolvimento do marketing do futuro.

Com isso mostraremos, como essa ferramenta funciona e as maneiras de utilizá-la corretamente, dando ênfase em, quanto a busca visual pode se tornar um diferencial para a sua empresa.

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O marketing digital nas empresas e a necessidade constante de atualização

O marketing digital já não é mais uma tendência em ascensão, muito pelo contrário, essa estratégia já se consolidou e tornou-se uma ferramenta essencial para ampliar o alcance da empresa junto a novos e antigos clientes.

Utilizando a internet, empresas de todos os portes, utilizam das novidades da tecnologia para alavancar suas vendas. E não é só isso, essa aderência em massa, gera por si só, novas formas de comunicação, alimentando esse ciclo de inovação para o marketing do futuro.

Assim, esse ciclo de inovação tem girado cada vez mais rápido, trazendo inúmeras transformações. Novidades como a busca visual aparecem e conseguem se destacar na área, provando que, em pouco tempo, todo um paradigma pode ser desconstruído. Por isso, estar atualizado é vital.

O que é a Busca Visual?

Basicamente, é o uso de imagens no lugar de texto para encontrar algum produto ou serviço que procura. Com a crescente qualidade de câmeras digitais, juntamente com as novas tendências tecnológicas, aliada a um refinamento maior dos algoritmos de pesquisa, tornou a busca digital uma opção viável e promissora.

Como funciona a Busca Visual?

O serviço, de modo geral, consiste em apresentar uma imagem ao buscador interno da empresa e receber resultados relacionados a ela. Por exemplo, ao subir a foto de uma camisa, poderemos receber ofertas dessa peça, sugestões de roupas que a complementam ou serviços de tinturaria.

Há alguns anos, esse tipo de busca apenas reconhecia a imagem em primeiro plano. Quando muito, retornava imagens semelhantes, sendo isso restrito a sites de busca como o Google. Ao incorporar a busca visual ao marketing digital, os resultados tornam-se muito mais voltados ao que o cliente está buscando.

Por que a Busca Visual é mais eficiente que a tradicional?

Porque ela é mais natural. A busca por texto pressupõe o uso da linguagem escrita. Apesar de a alfabetização ser fundamental, ninguém nasce sabendo ler e escrever. Já a visão nos é apresentada ainda nos primeiros dias de vida. Antes mesmo de falar, enxergamos e apontamos as coisas.

Os números são assustadores. As imagens são processadas pelo nosso cérebro 60 mil vezes mais rápido que um texto escrito. Isso porque 90% do que consumimos são imagens. Nossa mente é quase, totalmente, visual.

Logo, as pessoas tendem a serem mais precisas, em relação às suas vontades, quando mandam uma foto ou uma captura de tela para um serviço de busca, pois, algumas vezes não conseguimos expressar nossos desejos em palavras.

Como a Busca Visual impacta nas empresas?

Diversas ferramentas de e-commerce podem utilizar a busca visual a seu favor. O Pinterest, é um bom exemplo, permite que o usuário clique nas imagens que mais gostou para abrir catálogos de lojas digitais. Por isso, uma integração com essa rede social, exclusiva a fotos, é muito interessante.

Outra maneira de usar a busca visual é cuidando do seu SEO. Suas imagens devem conter os campos descrição e title tags preenchidos de forma a serem mais facilmente encontradas pelos motores de busca.

Os resultados vão valer a pena. Pesquisas apontam que a previsão de aumento da margem de lucro, para empresas que investirem na busca visual, é de em torno 30%. Atestando o aumento nas visualizações dos produtos, a permanência no site também sobe e por consequência aumento do ticket médio.

Portanto, a busca visual é a tendência que vem agregando muito as empresas, essa nova ferramenta do marketing digital traz a agilidade e praticidade na busca que o cliente realiza, gerando maior satisfação a ele, apresentando maior conversão a empresa.