melhores ferramentas de pagamento digital

Pagamento digital para E-Commerce: quais as melhores opções no mercado brasileiro

(Reading time: 4 - 7 minutes)

Ao configurar uma loja online, saber quais tipos de métodos de pagamento irá utilizar é essencial para o seu negócio. Não apenas porque existem diversas opções para se escolher, mas também porque certos tipos são otimizados para maximizar as oportunidades de vendas.

Não importa o tipo de produto ou serviço que você oferece, pode ser desde plano de saúde, até roupas e sapatos, quando se trata em compras pelas internet, os consumidores estão interessados em como poderão realizar o pagamento do que desejam adquirir.

Mas como oferecer uma grande variedade de opções de pagamento?

Hoje, existem algumas plataformas e plugins que são muito práticos de serem utilizados e oferecem vários benefícios para um e-commerce.

Neste post, você confere uma pequena lista com as melhores opções de pagamento digital para e-commerce no mercado brasileiro para assim escolher qual é melhor para seu negócio. Confira!

Principais soluções de pagamento digital para e-commerce

Imagine a seguinte situação: um potencial cliente gosta dos seus produtos ou serviços e está animado para finalizar a compra. Porém, quando chega na página de checkout, não encontra a opção de pagamento que gostaria. Isso é uma grande decepção, não é mesmo?

Caso esse consumidor não possa utilizar outro meio de pagamento, ele irá desistir da compra e ainda poderá procurar por um de seus concorrentes.

Por esse motivo, você precisa saber sobre as soluções de pagamento digital para e-commerce. Veja a seguir a lista que preparamos!

Plugin WooCommerce

Vamos começar a nossa lista falando sobre o WooCommerce, que é um plugin gratuito disponibilizado na plataforma WordPress. Com ele, você pode oferecer diferentes formas de pagamento, através de um gateway de pagamento ou utilizando um intermediador financeiro.

Você pode disponibilizar a opção de cartão de crédito nas bandeiras Cielo e Mastercard diretamente por ele, utilizando um gateway de pagamento.

Gateway de pagamento

Um gateway de pagamento funciona como uma maquininha – aquelas onde inserimos os cartões quando realizamos compras em lojas físicas. Através dessas máquinas as informações do seu cartão são encaminhadas para sua operadora e a compra é finalizada.

O gateway possui a mesma função, porém de forma online. Ele atua como um canal de dados entre sistema e operadora do cartão de crédito.

Para ter um gateway de pagamento você precisará ter um contrato com cada operadora de cartão que deseja oferecer como meio de pagamento. Depois de ter fechado com o contrato, você precisará instalar o gateway de pagamento em seu e-commerce.

Também é essencial que você faça uma configuração de solução antifraude para obter um certificado SSL, com o objetivo de proporcionar segurança para seus clientes.

Intermediadores financeiros

Um intermediador financeiro, como o próprio nome já indica, realiza um intermédio de pagamento do seu e-commerce. Se você optar por essa opção, no momento de finalizar a compra, seu cliente será redirecionado para outro ambiente, onde irá concluir a transação.

É importante deixar claro que todo o procedimento é codificado para que os dados dos clientes estejam seguros.

Utilizar um intermediário financeiro pode oferecer diversas vantagens, sendo a principal delas a que você não precisa de um contrato com bancos ou operadoras de cartão de crédito. Isso significa que para você, proprietário do e-commerce, o processo será muito mais simples com um intermediador.

Para ficar mais claro: se você escolher um gateway de pagamento, o consumidor irá fazer todo o processo de compra dentro do seu e-commerce, porém você terá que fechar alguns contratos. Se preferir escolher um intermediador, a compra será finalizada em outro ambiente seguro, sem a necessidade de assinar contratos.

Veja as seguir algumas das opções de intermediadores mais conhecidas no mercado brasileiro:

PagSeguro

Um dos intermediadores mais conhecidos no Brasil é o PagSeguro e ele aceita os cartões: MasterCard, Visa, Diners Hipercard, American Express, Aura, PlenoCard e Personal Card. Além disso, também aceita Oi Paggo, os bancos Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, HBSC, Banco do Brasil, débito online, boleto bancário e depósito em conta.

Ou seja, é um intermediador que oferece uma grande variedade de opções de meios de pagamento para que seus clientes possam finalizar tranquilamente as suas compras.

No momento de concluir a compra, o cliente será redirecionado para o ambiente do PagSeguro para realizar a transação financeira. Isso significa que não é necessário ter um certificado SSL, pois o intermediador garanta a proteção e segurança das informações dos clientes.

Caso sua loja virtual seja no WordPress, você pode fazer a instalação do plugin WooCommerce e fazer uma conta no PagSeguro. Vale lembrar que também existem plataformas de e-commerce que oferecem a opção de utilizar intermediadores.

PayPal

O PayPal é um intermediário que vem ganhando muita força e se destacando no mercado. Ele é uma ótima opção pois oferece as seguintes vantagens:

- Possibilidade dos clientes finalizarem compras sem a necessidade de terem uma conta PayPal;

- Aceita diferentes moedas;

- Oferece a possibilidade de realizar cobranças frequentes, como para situações de venda de mensalidades, por exemplo.

Mercado Pago

O Mercado Pago é a carteira digital do Mercado Livre e também se tornou uma das plataformas de pagamento mais conhecidas no Brasil.

Essa opção de intermediador oferecer diversos benefícios, como:

  • As vendas são atualizadas em tempo real;
  • Programa de Proteção ao Vendedor;
  • Fácil utilização;
  • Meios de pagamentos alinhados às preferências dos clientes.

Moip

O Moip é um intermediador de gestão de recebimento e pode ser uma ótima escolha para seu negócio.  Ao fazer seu cadastro no Moip, você pode escolher dois tipos de contas: profissional e negócios.

Com a conta profissional, você recebe os pagamentos em até 2 dias corridos após a data de autorização do pagamento feito pelo consumidor. Já com a conta negócios, o pagamento fica disponível em 14 dias corridos, após o pagamento.

O intermediador aceita boleto bancário, transferência eletrônica, cartão de crédito, cartão de débito e débito em conta.

GerenciaNet

Por mais que os consumidores estejam cada vez mais acostumados a utilizarem cartão de crédito para a realização de compras online, ainda existe uma grande parte de pessoas que preferem fazer compras com boleto bancário.

O GerenciaNet é uma plataforma que trabalha com boleto registrado.

Para oferecer essa opção de pagamento em um e-commerce, é necessário que a empresa registre seus boletos em um banco de sua escolha. Esta regra passou a ser aplicada desde Janeiro de 2017 e todas as lojas virtuais precisaram se adequar para oferecer a opção de pagamento em boleto.

Vindi

A Vindi foi fundada em 2013 e oferece soluções financeiras para pequenas, médias e grandes empresas. Seu foco são as vendas por assinaturas, mensalidades e planos.

Se você oferece serviços ou produtos que fazem parte dessa modalidade, com a Vindi você pode disponibilizar pagamento em boleto bancário, cartões de crédito e débito online.

Pagar.me

O checkout da Pagar.me é compatível com as principais plataformas de e-commerce, o que proporciona mais facilidade na hora de habilitar o intermediador em seu comércio eletrônico ou em seu app, sem a necessidade de ter conhecimento técnico.

O intermediador lida com os bancos, bandeiras e outros serviços financeiros enquanto você cuida de outras questões do seu negócio. Além disso, caso a operadora de algum cartão esteja fora do ar, o sistema da Pagar.me faz uma série de tentativas para que você não perca nenhuma venda.

IUGU

O IUGU é a nossa última indicação de intermediador financeiro, que também proporciona muitas facilidades e vantagens para os empreendedores e clientes.

A empresa proporciona soluções para pagamentos com cartão de crédito e boleto. Você pode escolher essa opção caso ofereça produtos, serviços ou assinaturas.

Formas de pagamento digital para e-commerce com segurança

Agora que você já sabe algumas soluções de pagamento digital para e-commerce, lembre-se de que estamos falando de um assunto muito delicado para alguns consumidores. Isso porque, estamos falando em compartilhamento de informações financeiras.

Logo, é essencial que você ofereça opções seguras de pagamento. Elas realmente precisam ser reconhecidas no mercado, não somente por oferecerem uma grande diversidade de opções de pagamento, mas também por serem seguras para os clientes.

Avalie as opções disponíveis e escolha uma que melhor se encaixe às suas necessidades e as dos seus clientes!