×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 539
Por que ter um blog

Por que ter um blog? Confira 7 motivos que irão te convencer

(Tempo de leitura: 3 - 5 minutos)

Já parou para pensar em como um blog pode ser útil para seu negócio e quantas vantagens ele pode oferecer? Confira nosso post e descubra 7 motivos para sua empresa ter um blog agora mesmo!

Quando bem utilizado, um blog pode ser uma excelente ferramenta de negócio. Foi por meio deles que grandes empresas como a Resultados Digitais e a Rock Content começaram e se estabeleceram no mercado.

A ferramenta pode trazer inúmeros benefícios para empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos. Aliás, aqui na Klens, essa é uma estratégia importante que utilizamos com nossos clientes e que geram resultados satisfatórios a médio e longo prazo.

Por isso, listamos 7 motivos de por que ter um blog e quais são os seus benefícios:

1. Autoridade no assunto

por que ter um blog1

Um blog é a oportunidade ideal de mostrar que sua empresa é autoridade no assunto do ramo em que atua e que sabe do que está falando. Mais do que isso, além de saber, ela ainda compartilha o conhecimento que tem para ajudar pessoas na internet, criando valor à marca.

Muito bacana, não é mesmo?  Aliás, isso cria uma sensação de empatia nas pessoas. Elas podem não comprar ou entrar em contato com sua empresa logo no primeiro post consumido, mas certamente se lembrarão dela quando precisarem. 

Um exemplo disso é nossa cliente, Desentupidora Giracano, que tem seu blog gerenciado por nossa equipe de conteúdo. Nele, criamos posts com foco em ajudar pessoas que estão com problemas comuns, como desentupir o vaso sanitário da sua casa ou eliminar o mau cheiro do ralo.

A partir daí, as pessoas acessam os posts, resolvem problemas e tiram suas dúvidas quanto ao assunto. Porém, muitas vezes, a situação pode ser mais séria e necessitar da ajuda de um profissional, e é aí que entra nosso cliente e a prestação de seus serviços.

2. Contribui para o SEO do seu site

O tráfego que um blog pode proporcionar ao seu site também contribui para o SEO dele, ou seja, em como ele é visto pelo Google. Afinal, se o seu blog se tornar visível, o seu site também se tornará – claro, se estiverem no mesmo domínio –.

Ao produzir um conteúdo relevante para seu público, você tem grandes chances de receber visitantes, resultando em um aumento no tráfego do site e, consequentemente, elevando o tempo de permanência nele. Com isso, o Google entende que o seu site oferece uma boa experiência ao usuário e tem informações interessantes para ele, então tende a dar evidência para esse domínio.

É importante que você mantenha seu blog sempre atualizado, assim, toda vez que você posta um novo conteúdo, mostra para o Google que é um site ativo.

Conteúdos de valor e originais são os preferidos do Google. Aproveite também para incluir mídias como imagens e vídeos, isso enriquece a experiência do usuário em seu post.

Em suma, um blog pode sim (e muito!) ajudar no ranqueamento do seu site no Google.

3. Alcança mais pessoas

Outra grande vantagem do blog é alcançar pessoas dos mais diversos lugares, que nem sequer conheciam sua empresa. Isso amplia suas chances de fechar novos negócios e fortalece a sua marca.  E o melhor de tudo: você faz tudo isso sem gastar com anúncios.

4. É interativo

A maioria dos blogs conta com o recurso de compartilhamento em redes sociais, caixa de comentários e até mesmo de avaliação do post. Isso incentiva a interação com os leitores, que podem tirar dúvidas e deixar sugestões para as próximas publicações, por exemplo.

Além disso, o blog também ajuda construir um relacionamento do público com a empresa, o que é sempre muito interessante para a marca.

5. Auxilia seus clientes

por que ter um blog2

O blog também pode servir como um canal de suporte para os seus clientes, em que você pode criar posts ajudando-os a solucionar dúvidas frequentes, por exemplo. Isso é uma facilidade tanto para a empresa, quanto para o cliente.

Nesses posts, aproveite para usar e abusar dos recursos visuais, como forma de facilitar o entendimento do consumidor.

6. Transmite credibilidade

Quando você visita o blog de uma empresa que se preocupa com um conteúdo de qualidade, você não a enxerga com outros olhos? Isso fala muito sobre a marca, transmite credibilidade, além de uma preocupação dela para com o seu público e pode ser crucial na hora de fechar uma venda, por exemplo.

7. Resultado em longo prazo

Diferente das redes sociais, que você faz um post e ele some no feed em poucos minutos, o blog é fortalecido com o tempo e um post pode ficar vivo por muitos anos. Por exemplo, se você criar um conteúdo que receba muitos acessos, os motores de busca vão entendê-lo como relevante e deixá-lo bem posicionado nos rankings, podendo ficar por muito tempo.

Esteja atento!

É preciso ficar atento que não basta ter o blog apenas como mais uma página do seu site. Ele precisa ser atualizado periodicamente, com conteúdo único e relevante para o seu público-alvo.

Por isso, se após ler esse post, você decidiu ter um blog para sua empresa, não esqueça: ele precisa, acima de tudo, de dedicação.  Para isso, você ou outra pessoa capacitada precisará dedicar o seu tempo para produzir posts semanais. Você também pode contratar uma agência especializada em produção de conteúdo para que ela faça todo esse gerenciamento e mensuração de resultados para você.

Com um gerenciamento correto do conteúdo, o seu blog certamente dará resultados surpreendentes para a sua empresa!

Quer conversar mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente, nós ficaremos felizes em esclarecer todas as suas dúvidas.