Por que ter um chat em seu site?

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Se você tem um site ou uma loja online e se pergunta se vale a pena investir em um chat, queremos acabar com a sua dúvida. O chat online traz inúmeras vantagens para o seu site e pode ser o empurrãozinho que o seu negócio precisa para decolar.

 Ter um chat no site hoje é cada vez mais comum. Seja com um atendente em tempo real ou através de um chatbox (programação de respostas automáticas), a janela de chat é uma excelente forma de incentivar os visitantes a iniciarem um diálogo com a sua empresa e tornar a comunicação mais próxima e ágil com seus consumidores.

Por isso, separamos alguns dos motivos e vantagens para que você veja o chat como um investimento e não um gasto extra:

1. Incentivar uma conversa com a sua empresa

Como mencionamos acima, uma das principais vantagens do chat é facilitar e promover a conversa ao visitante, que de outro modo teria preguiça ou desinteresse em entrar em contato com a sua empresa. Isso elimina as barreiras de comunicação que possam surgir.

Por ser mais fácil de interagir, o cliente se sente mais confortável para um bate-papo via mensagem, pois sente que pode conversar sem compromisso de fechar negócio e sem a pressão que um contato por telefone pode oferecer, por exemplo.

2. Tirar dúvidas sobre o seu negócio

O principal motivo pelo qual os visitantes utilizam o chat em um site é para tirar dúvidas a respeito da sua empresa ou do seu produto. Com essa ferramenta disponível, o potencial cliente não tem o trabalho de ligar para você, o que muitas vezes pode ser um empecilho e fazê-lo desistir de fechar negócio.

Instalar uma janela de chat irá melhorar a experiência do usuário em seu site. Sem contar que é uma excelente forma de prestar suporte e deixar o cliente mais satisfeito com o atendimento prestado.

3. Menos custo com outras formas de atendimento

Através do bate-papo em tempo real, o responsável pelo atendimento consegue conversar com diversas pessoas ao mesmo tempo, de maneira prática e sem custos adicionais. Isso permite que a assistência aos consumidores seja mais econômica, sem necessidade do seu profissional perder tempo ao telefone para resolver questões simples, ou de mobilizar toda a sua equipe comercial para prestar atendimento e desviar o foco das vendas.

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4. Histórico de atendimentos prévios

Quando a empresa for atender um cliente novamente, é comum que surjam algumas dúvidas em relação ao que foi conversado previamente. Com o chat, o atendente consegue revisar tudo que o já foi abordado na primeira interação, melhorando a satisfação do cliente e fazendo com que ele não precise repetir informações.

5. Maior probabilidade de fechar negócio

Estudos comprovam: ter um chat em um e-commerce aumenta a probabilidade de fechar negócio e diminui a taxa de carrinhos abandonados. Isso porque os consumidores dão importância ao chat e confiam mais quando podem conversar com a loja no momento de decidir pela compra.

No caso de uma loja online, você também aproveita o impulso inicial do seu cliente para fechar a venda na hora e evitar que ele tenha tempo de desistir da compra.

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6. Gerar leads para campanhas

Muitos dos consumidores podem não estar no momento de compra quando entram no seu site pela primeira vez. Por isso, criar uma maneira de entrar em contato com essas pessoas futuramente é essencial para não perder estes clientes para sempre.

Se a sua empresa pretende fazer campanhas de remarketing ou enviar e-mails promocionais a potenciais clientes, uma boa forma de captar leads é através do chat. Antes de iniciar a conversa, você pode solicitar que o usuário preencha o seu e-mail e outras informações que sejam importantes para você, como o nome do contato.

7. Tenha vantagem perante os concorrentes

Transforme o seu atendimento em um destaque no mercado, superando seus concorrentes com o chat online e auxiliando-o a fechar negócio antes que o concorrente sequer tenha tempo de entrar em contato.

Ofereça um serviço diferenciado e conquiste os clientes com uma ótima experiência em seu site ou loja online. Invista em um chat online! Agende um bate-papo com a Klens e descubra tudo o que podemos fazer pelo seu negócio.

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