Principais erros que empresas cometem no Facebook

Descubra os 5 principais erros que as empresas cometem no Facebook

Você sabe quais são os principais erros que a sua empresa pode estar cometendo no Facebook? Fique atento, pois algumas dessas falhas podem comprometer a imagem da instituição. Por isso, neste post, vamos apontar cinco desses erros e como corrigi-los.

 

 

1. Não ter um perfil de empresa

O Facebook permite que você use a plataforma de duas formas: como perfil pessoal e como fanpage. O perfil pessoal é aquele que você tem quando cria uma conta no Facebook. É nele que você adiciona amigos, insere suas informações como data de aniversário, onde trabalha e onde mora, por exemplo.

Já a fanpage é uma página que você cria para a sua empresa. Com ela, você compartilha para os seus seguidores conteúdo e informações sobre o seu negócio. É possível também criar anúncios patrocinados e acompanhar as estatísticas da página com a ferramenta do Facebook Insights.

Logo, fica fácil perceber as vantagens de ter uma fanpage do seu negócio. Ainda não está convencido? Então conheça outras vantagens de ter uma página para a sua empresa, que o perfil pessoal não oferece:

Principais vantagens de ter uma página empresarial: 

  1. Permite que outros usuários curtam e sigam a sua empresa;
  2. Quantidade ilimitada de curtidas e seguidores;
  3. Pode ser administrada por mais de um usuário (que podem ser divididos em diversas funções);
  4. Mais opções de personalização (abas, botões, mensagens automáticas, etc.);
  5. Permite colocar informações sobre a empresa (horário de atendimento, serviços, membros da equipe, etc.);
  6. Analisar o desempenho da sua página por meio do Facebook Insights;
  7. Criar anúncios patrocinados na página (visíveis e ocultos).

vantagens de ter uma fanpage

Como corrigir? 

Agora que você já conhece as vantagens de ter uma fanpage para o seu negócio, que tal parar de usar um perfil pessoal e criar uma página profissional? Veja como é fácil e leva menos de um minuto:

 

2. Inconsistência nas postagens

Outro erro muito frequente que as empresas cometem, é não ter consistência nas postagens. O ideal é fazer um calendário e programar os posts para o mês (ou semanal, se preferir). Defina a quantidade de publicações semanais e os melhores dias e horários para as postagens. Ter este equilíbrio no número de posts vai dar mais credibilidade a sua página e o seu público vai saber quando esperar por novas postagens.

A sua empresa precisa também ter consistência, não somente na frequência dos posts, mas também no conteúdo a ser postado. Todas as publicações devem ter o mesmo tipo de linguagem e design. É essencial manter a unidade nestes aspectos.

Pense na sua fanpage como um livro, por exemplo, onde cada post é uma página e cada tema abordado é um capítulo. Se você colocar páginas de outros livros no meio, isso irá confundir seu público, podendo afetar a credibilidade e a mensagem que a sua empresa quer passar.

 calendario planejamento de conteudo

Como corrigir?

Para ter consistência na página do seu negócio, o primeiro passo é criar um calendário com todo o conteúdo que você irá postar no mês (nós temos um modelo de calendário editorial, clique aqui para baixar).

Ao fazer o planejamento, inclua informações como: título do post, tema, objetivo, etapa do funil, data de publicação, formato de mídia, valor de patrocínio, observações e status de publicação. Além do benefício da consistência, ter um calendário vai te ajudar a economizar tempo no dia a dia.

O segundo passo é definir quais os melhores temas e formatos de conteúdo. Variar no tipo de conteúdo é importante para não entediar seu público. Além disso, não faça somente posts focando em vender.

A proporção de temas de publicações deve ser: 80% conteúdo 20% produtos (focado mais na venda). Postar só conteúdo vai gerar indiferença perante seus produtos e postar só produtos vai espantar os seguidores, pois ninguém gosta de ficar vendo propaganda, principalmente nas redes sociais.

Para definir que conteúdo postar, pense no que os seguidores gostariam de ver na timeline deles, que tipo de publicação seria relevante e o que chamaria a atenção (bônus: baixe nossa tabela para criar ideias de posts).            

Se você tem uma academia, por exemplo, você pode abordar temas como saúde, alimentação e bem-estar. Dê dicas, faça tutoriais, ensine algo. Busque sempre agregar algo a mais para o seu público. Seja relevante!

3. Ignorar comentários negativos

Ignorar avaliações e comentários negativos é um dos piores erros que a sua empresa pode cometer no Facebook. Pior do que isso é responder de forma depreciativa ou humilhar o cliente.   

Atualmente, as pessoas pesquisam avaliações online como forma de credibilidade da empresa. Se a sua empresa não estiver atendendo bem os clientes online, logo os outros seguidores vão supor que também não serão bem atendidos. Além disso, com esses feedbacks negativos, você pode identificar problemas na sua empresa, que estavam passando despercebidos.

Outro erro também é não responder a comentários positivos. A interação do público vale ouro nas redes sociais, e muitas vezes é necessário dispor de patrocínio para conseguir. Por isso, quando o seu cliente interagir com a sua página, valorize e incentive mais ações como essa, curtindo e respondendo ao comentário dele.

avaliacoes negativas

Como corrigir?

Quando um cliente fizer algum comentário negativo, analise o que ele disse, qual problema ele teve. Se há possibilidade de reparar algum dano que ele tenha sofrido, responda ao comentário pedindo desculpas e oferecendo alguma resolução para o motivo de aborrecimento. Se você não conseguir voltar atrás no erro cometido, desculpe-se e ofereça algum benefício em troca para minimizar o problema dele o máximo possível.

Muitas vezes, quando as empresas se mostram solidárias aos danos sofridos pelos clientes, eles voltam atrás e reescrevem a avaliação, fazendo com que a reputação da sua empresa melhore, e outros clientes vejam que podem confiar em você.

como nao responder clientes

4. Fazer posts sem imagem

O Facebook é uma rede social extremamente visual. Se os seus posts não estão acompanhados com alguma imagem, dificilmente alguém irá parar para ler. E é por isso que as artes das suas publicações devem ser muito bem pensadas, pois elas devem chamar a atenção em meio a tantos outros posts na timeline dos seus clientes. A partir do momento que o seu público criar um interesse pela sua postagem, aí então que ele irá ler o texto de legenda.

Em geral, as publicações que contém imagens, geram mais de 39% de engajamento no Facebook, em relação às postagens que só contém texto. Por isso, cuide para não cometer esse erro e acabar passando despercebido na timeline dos seus seguidores.

post com imagem

Como corrigir? 

Para evitar cometer esse erro, acompanhe seus posts sempre com alguma mídia. Isso vai dar mais trabalho, porém, temos certeza de que os resultados serão muito melhores e o seu público irá interagir mais com a sua página.

O Facebook dispõe de diversas opções de mídia para você incorporar às suas publicações. Você pode utilizar desde os formatos mais simples, como imagens e vídeos, até formatos mais diferenciados, como o carrossel e o canvas. No calendário editorial (que disponibilizamos para download), tem uma coluna onde você pode preencher o formato do seu post. O ideal é você analisar qual tipo de mídia mais faz sucesso com seu público e utilizá-la mais frequentemente. Use a criatividade e explore todos os recursos que o Facebook oferece!

tipos de midia

 

 5. Não patrocinar os posts

O último problema que vamos abordar neste post é o de não criar anúncios patrocinados. O Facebook está diminuindo o alcance orgânico (aquele que não é patrocinado) cada vez mais. E a tendência é que este número seja reduzido mais ainda. Por isso, se você só estiver publicando, mas não estiver patrocinando, apenas uma pequena porcentagem das pessoas que curtiram a sua página vão ver suas postagens. Isso fará com o crescimento da sua fanpage seja bem mais lento e trabalhoso.

facebook ads

Como corrigir?

Para alcançar mais pessoas e ter mais resultados com a página da sua empresa, defina um valor para investimento em patrocínios no Facebook. Porém, muito cuidado ao criar os anúncios. Uma segmentação não assertiva, um objetivo de campanha errado e/ou uma imagem não impactante podem comprometer suas publicações patrocinadas e, consequentemente, afetar nos resultados. Por isso, é importante planejar muito bem a sua campanha para poder investir o seu dinheiro da melhor forma e gerar retorno para a sua empresa.

Gerenciar uma página no Facebook é um trabalho árduo, mas que vale a pena, porque pode gerar grandes resultados para a sua empresa. Saber o que não se deve fazer é importante para evitar erros que podem comprometer a reputação e a credibilidade da sua marca.

Nós, da agência Klens, somos especializados em gerenciamento de redes sociais. Trabalhamos para melhorar cada vez mais a reputação da sua empresa, bem como aumentar a interação com a sua marca e gerar resultados para você. Se você quer ter uma fanpage profissional, entre em contato com a gente e solicite um orçamento.