(41) 99802-2178

Blog de
Marketing Digital

O melhor blog de marketing digital do Brasil. Nosso time de jornalistas tem preparado todas as semanas conteúdos exclusivos com dicas, tutoriais e novidades do mundo do marketing digital. Quer informação relevante e de qualidade? Siga o nosso blog!

O melhor blog de marketing digital do Brasil

Principais estratégias de venda para o seu e-commerce

(Reading time: 4 - 8 minutes)

Ter um e-commerce se tornou uma questão cada vez mais comum entre os empreendedores do mundo todo. Porém, para conquistar o sucesso e o crescimento nesse meio, é preciso buscar conhecer as principais estratégias do mercado digital.

Isso porque, apesar de considerado como um negócio fácil, menos burocrático e simples de conseguir investimentos, operando até mesmo com poucos recursos, isso não quer dizer que dentro dele não seja preciso buscar estratégias e conhecimento.

Dessa forma, é importante saber que ao decidir abrir um e-commerce é necessário pensar em uma gestão de marketing e branding, por exemplo, para que seja possível estruturar ações capazes de fazer com que sua marca cresça cada vez mais e alcance o sucesso. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as principais estratégias de vendas para um e-commerce para que seja possível vender ainda mais. 

Como criar um e-commerce de sucesso?

É claro que começar um negócio do zero não é nada simples, mesmo que criar um e-commerce acabe sendo algo menos burocrático do que investir no desenvolvimento de um empreendimento físico. 

Isso porque, para que tal questão dê certo, é necessário avaliar vários pontos e estar preparado para diversas adversidades que podem ser enfrentadas pelo caminho.

É justamente por isso que muitos empreendedores se preparam para essa jornada através de cursos profissionalizantes e graduações, como um curso de gestão de startups e empreendedorismo digital.

Entretanto, estando super bem preparado ou não, para ter um e-commerce de sucesso, é necessário lembrar e pensar especificamente em alguns ítens que não podem ficar de fora da sua lista de estratégias. Estes são: 

  • Faça pesquisas e conheça seu público-alvo;
  • Não ignore a importância da identidade visual;
  • Ofereça brindes e descontos especiais para clientes fidelizados;
  • Produza conteúdos sobre o produto ou serviço;
  • Priorize o atendimento ao público;
  • Nunca deixe de prestar atenção à gestão financeira.

As estratégias criadas precisam ser pensadas a partir da perspectiva da sua empresa, para um desenvolvimento apropriado de cada uma delas

Como potencializar suas vendas?

Como já dito anteriormente, existem muitas questões que são extremamente necessárias para se pensar e montar um bom e-commerce, justamente com uma gestão estratégica de marketing e vendas.

Entretanto, dentre essas questões, algumas delas são estratégias fundamentais para aumentar o número de vendas de um empreendimento digital. 

Isso porque, apesar de ter criado um negócio minimamente estável com bases sólidas, ainda sim, as vendas continuam tendo um peso importante para evitar a falência e seja possível realizar reinvestimentos e dessa forma promover o crescimento de sua empresa. 

Veja algumas das principais estratégias para que suas vendas aumentem cada vez mais. 

  1. Conheça seu público

Esta é uma questão extremamente importante para qualquer negócio atualmente, sendo seu negócio um empreendimento 100% presente no universo digital ou não. 

Isso porque, muito antes de criar uma campanha para melhorar as vendas da sua empresa, conhecer quem é o seu público-alvo e quais são as suas expectativas, anseios, problemas são questões fundamentais para construir campanhas e discursos de vendas mais precisos.

Assim como é aprendido em qualquer curso de gestão comercial ead, atualmente, o consumidor moderno também valoriza o atendimento personalizado que possa não só vender um produto, mas realmente combinar a relação de valores pessoais com os expressados pela empresa. 

Quando o assunto foi estratégia para alcançar o público, aumentar as vendas, retenção de clientes ou até mesmo a fidelização da marca, é necessário ter em mente que a base para que tudo isso dê certo é justamente a busca pelo conhecimento do seu cliente. 

Para isso é necessário definir um público-alvo e começar a estudá-lo através de pesquisas de mercado, análise de tráfego, bem como, análise social de determinados grupos de pessoas, etc.

A forma mais indicada para começar esse processo, é gerando a imagem da persona ideal, isto é, o cliente perfeito que seria fidelizado, as crenças, aparência, preferências, valores pessoais e morais, entre outras características.

  1. Crie ações considerando o funil de vendas

Quando se fala em criar um plano para aumentar as vendas de um e-commerce, uma das formas mais eficazes é o investimentos em ações que usem o modelo de funil de vendas.

O funil de vendas é uma metáfora visual para uma estratégia personalizável para melhorar as vendas, baseando a experiência do cliente no caminho até o fundo funil. Isso inclui desde o momento da primeira interação à compra final.

Esse método que pode ser aprendido no curso de gestão comercial ead melhores faculdades, ajuda a estruturar suas táticas, identificando o que deve ser feito em cada etapa. 

Em suma, é importante saber que o funil de vendas pode ser utilizado por qualquer companhia do mundo para organizar suas táticas.

Essa ferramenta considera a jornada do cliente, permitindo que sua empresa crie um relacionamento que será importante para a conversão de uma visita ao site em uma venda. 

A ideia principal do funil de vendas é fazer com que um cliente compre através da criação de um relacionamento com ele, mostrando o que é a sua oferta e porque ela é a melhor, tudo isso respeitando o momento de compra dele, muitas vezes enfatizando como o mesmo precisa de determinado produto.

Para entender melhor sobre essa estratégia e saber qual a melhor forma de aplicá-la é possível se especializar e procurar cursos e graduações, como uma faculdade de vendas e marketing, ou algum curso profissionalizante. 

  1. Invista em vendas e atendimento digital

Outra questão muito importante para quem deseja aumentar as vendas no âmbito digital é justamente  investir em canais digitais como fonte de conversão, pensando não apenas como canais de divulgação. 

Isso significa que é preciso buscar alternativas para que seu negócio consiga usar outros  canais digitais como fonte de conversão. Assim, é possível aproveitar todo o movimento do mercado em direção ao digital, sem perder nenhuma oportunidade. 

Como usar o Marketing SEO no e-commerce?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou ferramenta para otimização em mecanismos de busca. O termo descreve uma técnica para tornar seu comércio online um destaque dentro do Google ou qualquer outra plataforma.

O SEO faz o uso de estratégias e técnicas desenvolvidas pelo algoritmo do mecanismo de busca, aprimorando conteúdos e sites para que seja atraente aos olhos da plataforma e consiga colocar nas primeiras páginas.

Através de imagens adequadas, um conteúdo bem produzido e que respeite as métricas exigidas pelo mecanismo, um e-commerce pode acabar se destacando sem precisar comprar espaço de publicidade no Google.

Logo, o marketing SEO pode ser a forma mais simples de conseguir bons clientes e resultados satisfatórios a longo prazo.

Importância do marketing digital no universo do e-commerce

Por se tratar do universo digital, uma questão que não pode ficar de fora, de jeito nenhum, das estratégias adotadas no e-commerce é justamente o marketing digital e suas ferramentas, como é o caso do SEO, CRM e as próprias redes sociais. 

Além de buscar conhecimento através de cursos e graduações, como realizar uma faculdade de gestão de vendas, é necessário procurar conhecimento prático de como funciona o mercado digital e suas características.

Um bom aliado nesse processo é justamente o marketing digital, que vai buscar te ensinar como os consumidores na internet consomem e interagem  com suas marcas favoritas, bem como a relação entre concorrentes e espaço viável no mercado. 

O marketing digital também será importante para montar estratégias relevantes para a sua marca, fazendo com que as ações e promoções sejam pensadas de forma inteligente e precisas, baseando-se em dados de tráfego. 

Assim, é possível afirmar que o marketing digital é extremamente importante para qualquer companhia, principalmente para aquelas que habitam a internet. Através desse tipo de marketing que a companhia consegue crescer e conquistar novos clientes.

Vale lembrar que foi justamente por isso que do marketing tradicional nasceu o marketing digital. Uma vez que o mundo havia mudado completamente com a ascensão da internet, o mercado se viu na obrigação de mudar também. 

O marketing digital nasce com essa característica inovadora dizendo como é possível se dar bem através de negócios na internet através da análise bem feita de dados da audiência. 

Além disso, o conhecimento dos algoritmos de buscadores como o Google para que o seu conteúdo, produto ou serviço possa aparecer em destaque para seu público alvo. 

A única questão é saber qual a melhor estratégia que combina melhor com o seu público, e qual tática ou ferramenta fará com que você consiga alcançar seus objetivos de forma mais específica. 

Invista no marketing digital para o seu e-commerce que o mesmo só tem a trazer coisas positivas ao seu negócio.

Para entender mais sobre o marketing digital e estratégias como o SEO, é possível se especializar, uma vez que existem diversos cursos e graduações disponíveis no mercado. 

Basta pesquisar a respeito do curso de gestão comercial e marketing ead, por exemplo, e realizar as suas especializações no assunto, para que você possa colocar cada vez mais estratégias certeiras em prática e fazer com que o seu e-commerce cresça, atingindo assim o sucesso.

Por esse motivo também, é certo dizer que investimentos em estratégias de marketing digitais não são investimentos jogados fora.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Receba novidades