seo off-page técnicas

SEO Off-page: entenda o que realmente funciona

(Reading time: 3 - 5 minutes)

O Google conta com mais de 100 bilhões de buscas mensais. Por isso, ele é um dos maiores direcionadores de tráfego para as empresas que querem usar o Marketing Digital para vender mais. No entanto, para poder usufruir disso, é necessário dominar o SEO Off-page.

Em poucas palavras, o SEO Off-page é um conjunto de técnicas feitas fora das suas páginas para aumentar a autoridade do site e melhorar sua posição nas pesquisas do Google.

Quer saber como dominar o SEO Off-page com estratégias que realmente funcionam? Então siga a leitura deste artigo!

O link building deve ser feito de forma natural

Uma das principais ferramentas do SEO Off-page é a construção de autoridade via links de sites externos.

Basicamente, funciona como uma espécie de sistema de reputação que o Google usa para entender quem é mais confiável na Internet e deve ser recomendado com mais frequência.

Por exemplo, suponha que você precise esclarecer uma dúvida sobre o novo coronavírus. Você perguntaria para o Dr. Dráuzio Varella ou para o diretor de cinema Steven Spielberg?

É claro que, por mais inteligente que Spielberg seja, a autoridade no assunto é o Dr. Dráuzio Varella. Por isso, o que ele falar é mais confiável.

Já se você quiser tirar uma dúvida sobre como dirigir um filme ou sobre cinema em geral, talvez seja melhor falar com Steven Spielberg, que é um especialista nesse assunto.

O Google funciona da mesma forma e considera o nível de autoridade de cada site antes de montar a lista de resultados das pesquisas.

Para poder ganhar autoridade, é necessário conquistar links de outros sites, que é como se fosse um endosso que as outras páginas conferem ao seu domínio.

No entanto, é importante que investir em um link building natural. O link não pode aparecer do nada, sem nenhuma ligação com o tema ou de forma forçado.

Quanto mais natural for a linkagem, melhores serão os resultados para a sua página e maior a autoridade recebida.

Busque links de quem for relevante dentro do seu mercado

Vamos voltar ao exemplo anterior, sobre o Dr. Dráuzio Varella e o Steven Spielberg. Imagine que você quer assistir um filme muito legal, um blockbuster que relembre os clássicos de antigamente.

Então, o Dr. Dráuzio Varella recomenda o Filme X, enquanto Spielberg recomenda o Filme Y. Qual deles você assistiria primeiro?

Provavelmente o Filme Y. Afinal, Spielberg é uma grande autoridade no assunto, sendo o diretor de blockbusters como Tubarão, Indiana Jones e ET. Se ele falou que um filme é bom, então provavelmente o é.

Por ganhar um endosso de Spielberg (que é uma autoridade na área do cinema), o Filme Y ganha muito mais prestígio.

É a mesma coisa com o SEO Off-page. Se a sua empresa for do ramo automotivo, por exemplo, não é muito útil receber um endosso de um site de alimentação.

Ao mesmo tempo, um link de uma grande autoridade do mercado de automóveis valeria muito mais.

Portanto, quando for montar uma estratégia de link building, invista em conseguir links de sites que são autoridades no mercado em que você quer se destacar. Assim, a linkagem terá mais valor e trará melhores resultados.

trafego organico seo

Invista no SEO Off-page de forma estratégica

Quando for receber links em um guest post ou um conteúdo de parceria com algum site, tenha muita atenção no termo âncora que será usado na linkagem.

Isso porque o Google passou a considerar muito mais a criação de uma marca ao redor do seu site do que a correspondência com determinadas palavras-chave.

Por exemplo, imagine que você seja dono da loja Pneus Legais, especializada em venda de pneus. Para aumentar o seu fluxo de tráfego orgânico, você conseguiu um link de um grande site de notícias de carros.

Em vez de colocar o link do seu domínio em termos como “lojas de pneus”, prefira investir em um link na sua marca “Pneus Legais”. Isso porque o Google reconhecerá a sua marca e valorizará todo o seu domínio, em vez de simplesmente aumentar o peso do seu site para o termo pretendido.

Trabalhe com assessoria de imprensa para construir sua marca

Um dos focos do Google atualmente é privilegiar o surgimento de marcas de autoridade de determinados assuntos.

Por isso, não basta apenas ter um bom artigo ranqueado em uma palavra-chave de muito tráfego, é necessário fazer um trabalho completo para que o seu domínio, como um todo, seja privilegiado pelo buscador.

Assim, uma boa estratégia para ganhar autoridade perante o Google é investir em assessoria de imprensa. Pois é: essa estratégia, que sempre serviu para a criação de autoridade na sociedade, agora funciona da mesma forma digitalmente.

Portanto, vale a pena investir no bom relacionamento com a imprensa, especialmente a local, para ganhar a possibilidade de publicar pautas ou ser ouvido em relação a determinados assuntos.

E aí, aprendeu como fazer um bom SEO Off-page com o que realmente funciona e traz resultados para os seus negócios? Se sim, não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!