SEO para loja virtual

SEO para loja virtual: dicas essenciais para ter sucesso

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Tem uma loja virtual e quer saber como posicioná-la bem no Google, para ser encontrada pelos seus clientes em potencial? Confira algumas dicas essenciais de SEO para loja virtual! 

Se você fizer uma pesquisa rápida no Google, em busca de uma geladeira, por exemplo, encontrará, aproximadamente, 93.800.000 resultados.

Com tanta gente querendo vender o seu peixe, é importante estar bem posicionado nos buscadores ou, então, ninguém irá te encontrar. Afinal, 75% dos usuários que fazem uma pesquisa não passam da primeira página.

Portanto, ter uma loja virtual bem posicionada no Google é essencial para o sucesso dela. 

E como fazer isso? Vamos te explicar!

 

SEO para loja virtual: dicas de sucesso 

Hoje, o que mais vemos na internet, são e-commerces que replicam as fotos, títulos e descrições do próprio fabricante do produto.

Não cometam esse erro, porque, com isso, as chances da sua loja virtual não ranquear é gigante!

Utilizar essa artimanha de copiar o conteúdo já pronto de outro site, mesmo que seja o fabricante, só vai dar ainda mais força e evidência ao domínio dele, enquanto seu, infelizmente, vai amargar o limbo do Google.

Para exemplificar isso, pesquisamos por “geladeira Brastemp”:

geladeira brastemp

Quem aparece em primeiro lugar é o fabricante, que certamente produziu o conteúdo original. Logo em seguida, estão os grandes marketplaces, revendedores, que estão replicando essas fotos e descrições disponibilizadas. Ou seja, todos eles, ao utilizarem esse conteúdo, dão relevância ao site da Brastemp.

Se você quiser abrir um e-commerce para revender geladeiras Brastemp, por exemplo, e também replicar fotos, títulos e descrições do fabricante, certamente sua loja vai aparecer lá pela milésima página do Google, se tiver sorte.

Para o SEO, é extremamente importante que você faça fotos, títulos e descrições originais do produto. Aqui vão algumas dicas para te ajudar com isso:

 

Capriche nas fotos

Fotos originais e de boa qualidade são imprescindíveis. Lembre-se, também, de explorar detalhes. Se você tiver recurso disponível, o ideal é contratar um profissional especialista em fotografia de produtos. 

Caso não tenha, faça seu próprio estúdio. Uma boa iluminação e um plano de fundo preto ou branco, já costumam ser o suficiente.

Para produtos pequenos, existe o lighbox – um mini estúdio –, vendido na internet a preço acessível. Ele já vem com iluminação e os fundos necessários para fazer fotos dignas de profissional, mesmo usando a câmera do seu celular. Depois, se necessário, é só fazer alguns ajustes em um programa de edição.

 

Dê atenção aos títulos

Utilize esses 90 caracteres disponíveis da melhor forma possível.

Lembre-se de colocar a palavra-chave principal, marca, modelo e características do seu produto, para que ele consiga ser facilmente encontrado pelos usuários.

 

Faça descrições bem completas

É superimportante que a descrição do produto seja o mais completa possível. Por isso, coloque-se no lugar do comprador: o que é que ele gostaria de saber antes de adquirir o seu produto? 

Informe o peso, dimensão, características, cores disponíveis, utilização e o que mais considerar necessário. Quanto mais completo, melhor. Tanto para seus clientes, quanto para o Google. Isso só tem a fortalecer seu site.

Depois de ter todo esse trabalho com cada produto do seu site, se você encontrar alguém copiando seu conteúdo na internet, não se importe. Afinal, isso ajuda a dar ainda mais relevância para o seu domínio!

 

Solicite avaliações

Sites bem avaliados passam muito mais confiança ao cliente e, com isso, também têm mais chances de vender. Por isso, adicione um campo de avaliação de produtos e feedbacks em seu site. Avaliações no Google My Business também trazem um grande peso para o SEO da sua loja.

Assim como os grandes marketplaces, após a entrega do produto, solicite essa avaliação. Certamente só tem a agregar para você! 

 

Dica extra

Para que você tenha êxito nas vendas da sua loja virtual, é importante que ofereça algum diferencial, seja no preço, na entrega ou disponibilizando cupons de desconto, por exemplo.

Periodicamente, faça análise da sua concorrência, veja por quanto estão vendendo seus produtos, qual o valor do frete, etc.

Tenha em mente que loja virtual exige tempo e dedicação, não é só colocá-la no ar que ela vai trabalhar sozinha. É importante ter uma equipe preparada para gerenciá-la e atender a demanda do público.

 

Coloque em prática!

Gostou das dicas? Comece a aplicar hoje mesmo! Quer se aprofundar mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente e agende uma consultoria!