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SEO para Youtube: dicas essenciais

(Reading time: 3 - 5 minutes)

Você trabalha com marketing em vídeo? Tem um canal e quer fazer com que ele ganhe mais seguidores e audiência? Então precisa dominar o SEO para YouTube.

 Assim como nos blogs e plataformas em texto com o Google, a otimização para o motor de busca do YouTube é essencial para que mais pessoas possam “descobrir” o seu canal e conseguir mais seguidores.

 No entanto, nem tudo que funciona no Google, tem resultado no YouTube. Algumas coisas sim, mas outras não. Quer saber o que realmente funciona em termos de SEO para YouTube? Então siga a leitura abaixo!

Ofereça conteúdo de valor real

É importante começar com o básico do básico, mas que é muitas vezes negligenciado: não há técnica ou truque de SEO que salve um conteúdo ruim.

É essencial que o conteúdo seja de qualidade e de valor real para o seu usuário ou nenhuma estratégia dará certo.

Pense no SEO para YouTube como uma chance de colocar o seu material no palco de um show de música. Ele vai dar a oportunidade do seu vídeo ser visto. No entanto, se ele não oferecer valor para as pessoas (seja qual for), ele vai voltar ao anonimato.

Portanto, antes de pensar em otimizar seu canal para ser achado pelo buscador, se dedique a otimizar o seu conteúdo.

Faça vídeos de boa duração

A época em que as dicas para ter sucesso no YouTube envolviam vídeos curtos acabou. Agora, o foco da plataforma é manter os usuários lá por mais tempo e isso significa investir em vídeos maiores.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Briggsby mostrou que a média de duração dos 5 primeiros lugares nas pesquisas do YouTube é de 11 minutos.

Por isso, é mais ou menos nessa faixa que você deve projetar o seu conteúdo para ser publicado e ter alcance maior na plataforma.

Aumente o CTR para melhorar o SEO para YouTube

Uma das métricas mais importantes para otimizar o SEO para YouTube é o CTR (ou clickthrough rate).

Essa média leva em consideração quantas pessoas viram o thumbnail do seu vídeo e clicaram nele e quantas simplesmente o ignoraram.

É claro que você nunca terá 100% de CTR, mas o ideal é alcançar o maior número possível.

Por isso, é vital investir em boas thumbnails e excelentes títulos para os seus vídeos. Isso ajudará a fisgar a curiosidade dos usuários e potencializar o seu alcance na plataforma.

estrategias guest post

Incentive o engajamento no vídeo

Se no SEO para o Google é comum fazer estratégias de guest post para aumentar o link building, isso não é tão comum assim no YouTube. É claro que a estratégia de fazer vídeos em conjunto é útil para aumentar o seu alcance, mas o link building não é relevante dentro da plataforma.

O que prova a autoridade de um vídeo no YouTube, por sua vez, é o nível de engajamento gerado pelo material. É o famoso “se você gostou do vídeo, deixe o seu joinha, se inscreve no canal e ative o sininho”.

Por isso, trace estratégias que vão incentivar o engajamento do seu público. É claro que só dizer “curta o vídeo” pode não ser o suficiente. Portanto, elabore desafios com os seus assinantes e use estratégias cativantes para gerar comentários e curtidas.

Adicione legendas no seu vídeo

Apesar de todas as diferenças entre as plataformas, ainda tem muita coisa que une o YouTube e o Google. Uma delas é o fato de que eles fazem uma busca textual para encontrar os termos e palavras-chaves mais importantes para o público.

Por isso, é importante que você aumente ao máximo as informações textuais para dar ao YouTube uma melhor compreensão sobre o que é o seu texto.

A maneira mais eficaz de fazer isso é ao criar legendas para o seu conteúdo. Afinal, as legendas são uma das formas que o YouTube usa para entender o conteúdo de cada vídeo.

Por exemplo, suponha que você criou um vídeo sobre “SEO para YouTube - dicas essenciais”, como este artigo aqui.

Nele, você separa um tempo para falar sobre as legendas e explica isso tudo que já conversamos.

O algoritmo do YouTube entenderá que seu vídeo fala sobre o impacto das legendas no SEO para YouTube, como elas são importantes e por que fazê-las.

Assim, quando alguém pesquisar por “devo fazer legendas para os meus vídeos”, o YouTube entenderá que você fala sobre isso no vídeo “SEO para YouTube” e vai recomendar o material para o usuário (especialmente se ele tiver outros vídeos sobre como criar um canal no seu histórico).

Como deu para ver, o SEO para YouTube é muito contextual. Apesar de ter diferenças sensíveis em relação ao Google, ele também tem muitas semelhanças. Mesmo assim, não acredite que o fato de você dominar o SEO no Google fará com que você tenha sucesso no YouTube. Será preciso aprender tudo de novo!

E aí, gostou das nossas dicas? Então não esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais e marcar seus amigos com canais no YouTube!