Tendências de SEO para 2020

(Tempo de leitura: 3 - 6 minutos)

Para quem deseja ter um site bem ranqueado dentro dos mecanismos de buscas da internet, torna-se imprescindível conhecer as principais tendências de SEO para 2020.

 

Utilizando-se das técnicas que estejam em alta esse ano, nos principais buscadores como o Google, será mais fácil que seu site seja facilmente encontrado pelo seu público-alvo.

Entretanto, isso não significa que você deva abandonar estratégias já conhecidas, como o uso de backlinks de qualidade, otimização de velocidade das páginas, links internos, etc, mas que precisa complementá-las com aquelas que são novidades para 2020.

Sendo assim, é hora de ficar atento às atualizações ditadas pelo Google e especialistas da área para permitir que seu site conquiste o espaço dele na internet.

Quer saber mais sobre as principais tendências de SEO para este ano?
Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final!

Conheça quais são as principais tendências de SEO para 2020

1 - Atualização de conteúdos de 2019

Você possui um site com artigos de 2018 e 2019? Então, saiba que é hora de começar a atualizá-los se deseja ficar de acordo com as exigências do Google.

Muitas vezes, esses artigos estão recheados de informações que já ficaram ultrapassadas, ou seja, isso é não é bem visto pelo Google BERT, o novo algoritmo do Google que está mais inteligente que nunca.

Não adianta apenas fazer uma atualização nas datas, você precisa manter um conteúdo que seja altamente relevante, e isso significa atualizá-lo de acordo com as novas informações que mudaram ao longo do ano passado e previsões para este novo ano.

Se não fizer isso, saiba que a sua autoridade dentro dos buscadores, em especial o Google, irá ser comprometida, dificultando o bom ranqueamento. Até porque o Google busca posicionar os melhores conteúdos para os usuários e quem atualizar seu conteúdo primeiro, com certeza será beneficiado.

2 - Buscas visuais mais em alta que nunca

Se você observar as principais redes sociais, verá que elas são baseadas em imagens e vídeos, o que faz com que as buscas visuais fiquem em alta. Cada vez mais vemos menos textos nos sites.

As pessoas desejam informações que sejam mais rápidas de serem encontradas e consumidas, e as imagens estão no topo dessa preferência, assim como vídeos explicativos que também costumam aparecer nas pesquisas orgânicas.

Por conta disso, é de suma importância que o marketing de conteúdo visual passe a fazer, mais do que nunca, parte das suas estratégias de marketing digital.

Isso significa que você deva utilizar imagens de boa resolução, vídeos, GIFs e infográficos na produção do seu conteúdo, visto que as mesmas serão bem vistas no momento de se fazer o ranqueamento do Google.

3 - Otimize seu site com os fatores conhecidos como E-A-T

Você já ouviu falar sobre os fatores E-A-T?

Os fatores E-A-T são interessantes de se seguir, quando se busca o ranqueamento no Google através de conteúdo de alta qualidade e funcionam como parâmetro para a criação de sites de alta performance que buscam disputar um lugar ao sol na SERP (resultados apresentados pelo Google ao se fazer uma pesquisa).

Se antigamente se considerava muito as palavras-chave correspondentes dentro de um conteúdo, ou mesmo o uso de backlinks (links direcionados) para a página, hoje isso mudou um pouco.

Além dos backlinks e das palavras-chave, os buscadores, como é o caso do Google, preocupam-se muito mais por conteúdos que sejam de qualidade e que tenham relevância para os usuários, ou seja, conteúdos mais orgânicos e naturais, nada muito “forçado a ranquear”. É aí que entra a importância dos três fatores: E-A-T.

Qualquer mecanismo de busca da internet, atualmente, leva em consideração esses três fatores para decidir se vale ou não apena posicionar/ranquear bem um site nos resultados das pesquisas.

Esses três fatores são:

  • E: Expertise ou Nível de conhecimento;
  • A: Authoritativeness ou Autoridade;
  • T: Trustworthiness ou Confiabilidade;

Cada vez mais o Google leva em consideração esses fatores para avaliar e fazer a classificação das páginas exibidas em seus resultados.

Isso significa que não adianta mais apenas ter links direcionando para sua página ou fazer o uso das palavras-chave nas quantidades determinadas se o seu conteúdo não é original, não tem qualidade e nem valor para quem o lê.

O Google está cada vez mais de olho em sites que falam sobre como ganhar dinheiro e sites que dão dicas de saúde, pois são assuntos YMYL (seu dinheiro, sua vida), ou seja, conteúdos mais sensíveis ao ser humano.

A verdade é que muitas pessoas abusam destes conteúdos para vender coisas que não tem qualidade ou passar informações de saúde sem embasamento médico, o que pode causar grandes problemas. Por isso, sempre que for criar um conteúdo, adicione links confiáveis e fontes de saída para justificar ou complementar aquilo que foi dito.

4 - Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que já existe há mais de 5 anos, mas da qual muitas pessoas ainda não fazem o uso hoje, o que mostra-se um grande erro.

Cada vez mais o Google dá importância ao uso desta ferramenta, que proporciona ao usuário encontrar informações mais rápidas e precisas.

A ideia é apresentar ao usuário empresas perto dele que ofereçam aquilo que ele busca e rapidamente apresentando-o: breve apresentação como o nome e o nicho da empresa, endereço (com a distância do usuário), avaliações, telefone e site.

Utilizando-se desta ferramenta, você permite que clientes perto do seu negócio consigam encontrá-lo de maneira eficaz, mas mais do que isso, em uma única pesquisa, encontrem tudo o que buscam..

O Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta para aparecer na primeira página do Google, principalmente para negócios locais, sem precisar pagar por anúncios ou ter que fazer todo um trabalho de SEO dentro do seu site.

Conclusão

Como você viu, as tendências de SEO para 2020 contam com muitas coisas que já conhecemos, mas com algumas novidades aqui e ali que precisam ser aplicadas para se manter com relevância nas pesquisas.

Quanto melhor for a utilização dessas tendências, principalmente no que diz respeito à criação de conteúdo de qualidade, maiores as chances de ser bem ranqueado nas páginas de pesquisas.

Gostou do artigo de hoje sobre quais as tendências de SEO para 2020?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

  • informações do autor

Artigo escrito por Wellington Duarte
CEO na empresa: Web No Rio - Criação de Sites
wellington